Notícias
Recuperação do Farol/Capela de São Miguel-O-Anjo no Porto
Na próxima sexta-feira, dia 24 julho, pelas 15h00, terá lugar a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Marinha Portuguesa, com vista à salvaguarda e valorização do Farol-Capela de São Miguel-O-Anjo, no Porto, peça de arquitetura marítima de valor singular no panorama patrimonial, primeiro farol construído de raíz em território nacional.
A cerimónia de assinatura vai decorrer no Farol/Capela de S. Miguel, sito na Rua do Passeio Alegre, Porto, contando com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
O Farol/Capela foi construído por volta de 1528, por iniciativa e a expensas de D. Miguel da Silva, embaixador do rei junto do Papa, Bispo de Viseu e Abade Comendatário do Mosteiro de Santo Tirso. O Mosteiro de Santo Tirso detinha desde o séc. XII a jurisdição do Couto de S. João da Foz, o que explica a relação territorial e de interesses.
À estrutura quinhentista adossaram-se dois edifícios: o dos Pilotos da Barra do Douro, construído em 1841 e a Torre Semafórica ou Telégrafo, levantada poucos anos mais tarde, por iniciativa da Associação Comercial do Porto. E os rochedos onde fundava o farol ficaram afundados no molhe construído nos finais de oitocentos, no âmbito das obras de beneficiação da Barra.

