Património
Aquisição de um ceptro pelo Estado Português
Por proposta da direção do Palácio Nacional da Ajuda, a Direção-Geral do Património Cultural procedeu à aquisição de um Ceptro em bronze dourado alusivo a D. Pedro IV, rei de Portugal e I Imperador do Brasil (1798-1834), para integrar a coleção do Palácio Nacional da Ajuda.



Este Ceptro, realizado em bronze, inscreve-se no universo da arte funerária régia uma vez que foi produzido para ser colocado sobre o esquife de D. Pedro, falecido a 24 de Setembro de 1834, depositado no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.
Em meados do século XX, um antigo prior da Igreja de São Vicente de Fora tomou-o à sua guarda, vindo mais tarde a oferecê-lo a um familiar que o transacionou no mercado de arte e antiguidades. O proprietário seguinte propôs ao Palácio Nacional da Ajuda a sua compra, o que viria a acontecer em dezembro último, através da Direção-Geral do Património Cultural. A aquisição deste Ceptro constitui uma importante ação de valorização do património artístico português e, em particular, das coleções do Palácio Nacional da Ajuda, onde se conserva o notabilíssimo conjunto de objetos de regalia da Coroa portuguesa, no qual se preservam três ceptros régios, a matriz tipológica para este objeto de arte funerária.
Para mais informações consulte-se a base de dados de inventariação do património móvel nacional Matriznet: http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=1092997