"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Pote dos Agostinhos

A iconografia da decoração, o mistério que envolve a data de execução, o mercado de destino e o facto de integrar um grupo restrito de objetos de encomenda europeia à China, são os dados que fazem deste pote uma peça incontornável do acervo cerâmico do Museu Nacional de Arte Antiga.


Pote dos Agostinhos
China, dinastia Ming, período de Wanli 
(1573-1619), c. 1575-1600
Porcelana branca decorada a azul sob o vidrado
Fornos de Jingdezhen, província de Jiangxi
Prov. Compra (Grupo de Amigos do Museu e Legado Valmor), Amesterdão, 1959
Inv. 6917 Cer

Conhecida por “pote dos Agostinhos” devido à presença da insígnia da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho — águia bicéfala sobrepujada por coroa de cinco florões sobre coração trespassado por duas setas — na decoração, esta peça e outros vasos semelhantes têm suscitado inúmeros estudos nacionais e estrangeiros, por ora inconclusivos quanto ao mercado a que se destinavam bem como à data da sua execução.

Embora a decoração deste pote tenha sido relacionada com o brasão dos Habsburgos, Diez de Rivera esclarece que a inclusão da águia bicéfala na insígnia dos Agostinhos ocorreu após a descoberta da imagem milagrosa do Menino Jesus de Cebu, em 1564, tendo Filipe II de Espanha concedido o privilégio do seu uso aos agostinhos do Arquipélago das Filipinas. Assim sendo, tais objetos teriam sido encomendados por agostinhos espanhóis.

No entanto, a presença da Ordem Agostiniana em Portugal e no vasto império português no Oriente, bem como a inclusão da águia bicéfala coroada na produção bordada indo e sino-portuguesa dos séculos XVII e XVIII, parecem inviabilizar a certeza de uma atribuição aos agostinhos espanhóis. Acresce o facto de Filipe II, seu filho e seu neto terem detido a coroa de Espanha e de Portugal desde 1580 até 1640. Por outro lado, a inclusão de edifícios que evocam as igrejas coloniais do México abre ainda a hipótese de tais potes terem sido destinados ao mercado mexicano. Fossem para agostinhos espanhóis ou portugueses, não é de excluir que a encomenda tenha sido feita por via portuguesa dada a vasta experiência demonstrada nesta matéria desde o primeiro quartel do século XVI.

A data da encomenda continua a ser uma incógnita. Ainda que as características materiais, formais e decorativas situem a peça no final do século XVI, a ausência de documentação concreta relativa à encomenda dificulta precisar a data da execução. Mesmo assim, Rivera sugere como data possível c. 1575, ano da primeira viagem feita pelos espanhóis à China.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,622