"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Máscara de Inari

Inari é a designação atribuída ao deus do arroz no xintoísmo japonês. Uma peça do Museu do Oriente.

Inari

Máscara
Japão, séc.XX
Madeira
Alt.: 19,9 x Larg.. 13,6 x Prof.: 6,8 cm
©Fundação Oriente/João Silveira Ramos

O xintoísmo é o culto de espíritos ou kami, que asseguram a prosperidade e fertilidade e ora são a personificação de forças da natureza, o vento, a trovoada, o sol, as montanhas, as árvores, ora a divinização de antepassados ou heróis históricos. As máscaras do deus Inari representam uma raposa, a sua mensageira. São colocadas no dia em que se celebra a festa a este deus. A entrada dos muitos altares dedicados a Inari, espalhados por todo o Japão, reconhece-se pela edificação de um ou mais torii, os portões tradicionais japoneses de colunas vermelhas e topo preto e, de estátuas de raposas (kitsune). A primeira grande festa da primavera é marcada, em todo o país, por oferendas a Inari e por refeições solenes e conjuntas de habitantes do mesmo quarteirão que se oferecem mutuamente pasta de soja frita, o prato favorito deste kami.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,760,239