"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Poesias Completas & Dispersos"

Nova edição inclui textos dispersos e inéditos de Alexandre O’Neill.

Poesias Completas & Dispersos é o título da nova edição da poesia completa de Alexandre O’Neill, que desta vez inclui textos dispersos e alguns inéditos. Organizado e posfaciado por Maria Antónia Oliveira e revisto por Luis Manuel Gaspar, este livro reúne num só volume toda a poesia publicada do autor, mas também sete inéditos localizados em espólios e ainda quarenta e dois textos dispersos em jornais, revistas, discos e catálogos de arte. Poesias Completas & Dispersos chega no dia 6 de abril às livrarias numa edição da Assírio & Alvim.

POESIA E PROPAGANDA
Hei-de mandar arrastar com muito orgulho,
Pelo pequeno avião da propaganda
E no céu inocente de Lisboa,
Um dos meus versos, um dos meus
Mais sonoros e compridos versos:
E será um verso de amor…

SOBRE O AUTOR
Poeta português, Alexandre O'Neill nasceu a 19 de dezembro de 1924 em Lisboa, e morreu a 21 de agosto de 1986 na mesma cidade. Foi escriturário até 1952, começando, a partir de 1957, a escrever prosa e poesia para vários jornais e iniciando-se como redator de publicidade em 1959. Fundador do Grupo Surrealista de Lisboa, com Mário Cesariny, António Pedro e José-Augusto França, diretamente influenciado pelo surrealismo bretoniano, desvinculou-se do grupo a partir da sua obra Tempo de Fantasmas (1951). Além da sua atividade poética, O’Neill também participou em programas televisivos, guiões de filmes e peças de teatro. Recebeu, pelas suas Poesias Completas, o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários (1983).

Título: Poesias Completas & Dispersos
Autor: Alexandre O’Neill
N.º de Páginas: 744
PVP: 33,00 €

Agenda
Cinema e Vídeo

TRON: ARES

Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida 26 Nov 2025  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
116,123,909