"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul apresentam: FUNDO para a conservação dos oceanos

100 mil euros para a conservação das raias e tubarões

Fundo para a Conservação dos Oceanos [Foto: Nuno Sá / DR]

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul apresentam o Fundo para a Conservação dos Oceanos, um fundo de 100 mil euros para apoiar projetos científicos que contribuam para a conservação de espécies marinhas.

Sob o tema “Raias e tubarões. Da escuridão para a luz da ciência”, a 1ª Edição vai financiar os melhores projetos desenvolvidos a nível nacional ou internacional, que contribuam para a conservação destas espécies. Esta iniciativa procura consciencializar para a importância da conservação deste grupo de peixes, um dos mais ameaçados à escala global. As candidaturas terminam a 14 de julho de 2017 e os projetos podem ter a duração máxima de três anos.

O Fundo para a Conservação dos Oceanos valorizará projetos que incluam trabalho de campo, assegurem a qualidade científica da informação, constituam iniciativas sustentáveis, potenciem a educação e apresentem uma forte componente de divulgação, não apenas para especialistas como também para o grande público.

Apesar de existir um reconhecimento geral de que a diversidade biológica dos oceanos é um ativo de grande valor para as gerações atuais e futuras, sabe-se que o declínio das espécies causado pela atividade humana aumenta a uma velocidade alarmante. A sobrepesca e as pescas acidentais e acessórias, combinadas com as características naturais das raias e dos tubarões - crescimento lento, maturidade sexual tardia e reduzido número de descendentes – coloca-os numa situação altamente delicada, sendo urgente reunir esforços para a sua conservação.

Esta iniciativa assume um papel essencial e colaborativo na luta pela manutenção da biodiversidade existente, promovendo um maior conhecimento sobre a biologia destes animais marinhos e a procura de soluções que permitam combater as ameaças que os mesmos enfrentam.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto da Orquestra Clássica de Espinho

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o primeiro concerto do Festival Internacional de Música de Espinho, que se realiza no próximo dia 8 de junho (domingo) às 11h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
108,314,547