"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Conheça a tradição do Entrudo com Caretos em Bragança

Carnaval é sinónimo de folia e é, também, uma oportunidade para a primeira escapadinha do ano em família. Em Bragança, há paisagens arrebatadoras, mascarados atrevidos e a iguaria Butelo e Casulas. Vai ficar de fora?


Para quem gosta de viver a alegria do Carnaval, no próximo dia 10 de fevereiro, as principais ruas de Bragança enchem-se de tradição, cor, música e animação, com o Carnaval dos Caretos, um dos mais tradicionais em Portugal.

Os caretos, com os seus fatos coloridos, máscaras e chocalhos, saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais. Os trajes típicos desta celebração são feitos por artesãos, com o objetivo de ocultar a identidade daqueles que dão vida aos caretos.

Neste Carnaval, serão mais de mil os caretos que vão andar pelas ruas de Bragança, incluindo mascarados e gaiteiros de Portugal e de Espanha, a que se juntam centenas de crianças do Concelho, trajadas a rigor.

O ponto alto desta celebração é a "Queima do Diabo", a que assiste, normalmente, milhares de pessoas. Para além de manter viva a tradição que constitui a identidade de um povo, esta iniciativa permite aproximar várias culturas e gerações.

Bragança oferece, assim, um dos Carnavais mais tradicionais e típicos de Portugal, onde a história, a modernidade, a boa gastronomia e os aromas de “antigamente” se conjugam na perfeição. 

Uma oportunidade para passar um fim-de-semana em família. Bragança espera por si!

Roteiro | Se as brincadeiras de Carnaval deixarem tempo livre, aproveite a visita a Bragança para saborear e conhecer:

Gastronomia: Festival do Butelo e das Casulas

De 2 a 13 de fevereiro, são vários os restaurantes que participam no Festival Gastronómico, onde o butelo e as casulas, confecionados por mãos sábias, segundo os ensinamentos de outras gerações, são reis. Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, na Praça Camões, decorre o Festival do Butelo e das Casulas, onde se vende vão expor o que de melhor se produz de butelo, casulas e fumeiro, bem como produtos da terra.

Explorar monumentos históricos

Se as brincadeiras de Carnaval deixarem tempo livre, aproveite a visita a Bragança para conhecer melhor este destino. Conhecida pela sua beleza, Bragança é a cidade ideal para um passeio em família. O Castelo de Bragança é um dos locais mais visitados em todo o distrito. Construído pelo rei D. Dinis, no século XIII, este monumento é conhecido por oferecer uma vista incrível a quem passeia pelas suas muralhas e pelas suas 15 torres. Na impressionante Torre de Menagem poderá visitar o Museu Militar.

Ainda na Cidadela, é imperdível uma visita à Igreja de Santa Maria do Sardão e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje, que acolhe os trajes e máscaras dos Caretos portugueses e espanhóis.

Outro dos pontos que poderá visitar em Bragança é a Igreja da Sé. Localizada no coração da cidade, a Igreja foi construída no século XVI, está integrada num conjunto de edifícios que acolhe o Centro Cultural, o Conservatório de Música e as Bibliotecas Municipais. No final, desfrute de uma bebida quente na Praça da Sé e sinta o ritmo da cidade.

Centro Ciência Viva para miúdos e graúdos

Se for em família, o Centro Ciência Viva, a que se junta a Casa da Seda, é ideal para desfrutar de um bom final de tarde com os mais pequenos. 

Em destaque no Centro Ciência Viva de Bragança está patente a exposição «Por que somos como somos? A evoluir há 4750 milhões de anos». Esta exposição apresenta uma interpretação holística do conceito Evolução através das diferentes áreas das Ciências Fundamentais, evidenciando a forma como este processo decorreu e decorre no nosso Planeta.

Pelos trilhos da Natureza

Se gosta de fazer exercício físico e desfrutar da natureza, aproveite para experimentar os circuitos de ginástica do Corredor Verde de Fervença. Este local de lazer, nas margens do rio Fervença, é perfeito para fazer uma caminhada ou apreciar a vista na pérgola onde está a Capela do Senhor da Piedade.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
51,116,298
>