"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Conheça a tradição do Entrudo com Caretos em Bragança

Carnaval é sinónimo de folia e é, também, uma oportunidade para a primeira escapadinha do ano em família. Em Bragança, há paisagens arrebatadoras, mascarados atrevidos e a iguaria Butelo e Casulas. Vai ficar de fora?


Para quem gosta de viver a alegria do Carnaval, no próximo dia 10 de fevereiro, as principais ruas de Bragança enchem-se de tradição, cor, música e animação, com o Carnaval dos Caretos, um dos mais tradicionais em Portugal.

Os caretos, com os seus fatos coloridos, máscaras e chocalhos, saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais. Os trajes típicos desta celebração são feitos por artesãos, com o objetivo de ocultar a identidade daqueles que dão vida aos caretos.

Neste Carnaval, serão mais de mil os caretos que vão andar pelas ruas de Bragança, incluindo mascarados e gaiteiros de Portugal e de Espanha, a que se juntam centenas de crianças do Concelho, trajadas a rigor.

O ponto alto desta celebração é a "Queima do Diabo", a que assiste, normalmente, milhares de pessoas. Para além de manter viva a tradição que constitui a identidade de um povo, esta iniciativa permite aproximar várias culturas e gerações.

Bragança oferece, assim, um dos Carnavais mais tradicionais e típicos de Portugal, onde a história, a modernidade, a boa gastronomia e os aromas de “antigamente” se conjugam na perfeição. 

Uma oportunidade para passar um fim-de-semana em família. Bragança espera por si!

Roteiro | Se as brincadeiras de Carnaval deixarem tempo livre, aproveite a visita a Bragança para saborear e conhecer:

Gastronomia: Festival do Butelo e das Casulas

De 2 a 13 de fevereiro, são vários os restaurantes que participam no Festival Gastronómico, onde o butelo e as casulas, confecionados por mãos sábias, segundo os ensinamentos de outras gerações, são reis. Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, na Praça Camões, decorre o Festival do Butelo e das Casulas, onde se vende vão expor o que de melhor se produz de butelo, casulas e fumeiro, bem como produtos da terra.

Explorar monumentos históricos

Se as brincadeiras de Carnaval deixarem tempo livre, aproveite a visita a Bragança para conhecer melhor este destino. Conhecida pela sua beleza, Bragança é a cidade ideal para um passeio em família. O Castelo de Bragança é um dos locais mais visitados em todo o distrito. Construído pelo rei D. Dinis, no século XIII, este monumento é conhecido por oferecer uma vista incrível a quem passeia pelas suas muralhas e pelas suas 15 torres. Na impressionante Torre de Menagem poderá visitar o Museu Militar.

Ainda na Cidadela, é imperdível uma visita à Igreja de Santa Maria do Sardão e ao Museu Ibérico da Máscara e do Traje, que acolhe os trajes e máscaras dos Caretos portugueses e espanhóis.

Outro dos pontos que poderá visitar em Bragança é a Igreja da Sé. Localizada no coração da cidade, a Igreja foi construída no século XVI, está integrada num conjunto de edifícios que acolhe o Centro Cultural, o Conservatório de Música e as Bibliotecas Municipais. No final, desfrute de uma bebida quente na Praça da Sé e sinta o ritmo da cidade.

Centro Ciência Viva para miúdos e graúdos

Se for em família, o Centro Ciência Viva, a que se junta a Casa da Seda, é ideal para desfrutar de um bom final de tarde com os mais pequenos. 

Em destaque no Centro Ciência Viva de Bragança está patente a exposição «Por que somos como somos? A evoluir há 4750 milhões de anos». Esta exposição apresenta uma interpretação holística do conceito Evolução através das diferentes áreas das Ciências Fundamentais, evidenciando a forma como este processo decorreu e decorre no nosso Planeta.

Pelos trilhos da Natureza

Se gosta de fazer exercício físico e desfrutar da natureza, aproveite para experimentar os circuitos de ginástica do Corredor Verde de Fervença. Este local de lazer, nas margens do rio Fervença, é perfeito para fazer uma caminhada ou apreciar a vista na pérgola onde está a Capela do Senhor da Piedade.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,896,077