"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os piores contos dos irmãos Grim"

Luis Sepúlveda promete revelar quem são os irmãos Grim (não confundir com os irmãos Grimm alemães) na obra que o escritor chileno assina com o seu amigo escritor uruguaio Mario Delgado Aparaín.


São estes dois eternos payadores os responsáveis por um romance delirante e inclassificável, repleto de humor, um atentado à seriedade dos leitores mas, ao mesmo tempo, também um retrato precioso dos costumes sul- -americanos no início do século XX. Obra tão séria que, assim esperam os seus autores, só pode levar o infeliz leitor a desfazer-se às gargalhadas.

SINOPSE
Os irmãos Grim – gémeos, na realidade – terão sido dois tipos que passaram pelo Chile e pelo Uruguai sem que das suas vidas e obras ficassem mais do que retalhos aleatórios, num todo confuso e até boateiro, que os reduziu aos seus piores contos. Por sorte, para os amantes das sagas gauchescas e da poesia a cavalo, Luis Sepúlveda e Mario Delgado Aparaín conseguiram assinar a tempo esta crónica que retrata as misteriosas origens e a efémera passagem pelas terras do Sul do mundo dos gémeos Grim, trovadores crioulos, músicos iconoclastas, poetas autodidatas e cantores de uma realidade que, devido à escassa transcendência do seu legado, continua hoje a ser um mistério que subjuga os viajantes.

Leia a introdução aqui

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, Mas Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores. Em 2016 foi galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço.

Mario Delgado Aparaín nasceu em Florida, no Uruguai, em 1949. Escritor, professor, jornalista e gestor cultural, é autor de vários livros de contos e romances, dos quais se destacam: Las Llaves de Francia, Querido Charles Atlas y Otras Historias Terribles, El Canto de la Corvina Negra, A Balada de Johnny Sosa (editado em Espanha em 1987 e traduzido no Brasil, Holanda, França, Itália, Alemanha, Portugal e Grécia), Alivio de Luto (adaptado ao cinema em 2017 com o título Otra Historia del Mundo) e Tango del Viejo Marinero. Finalista do Prémio Internacional Alfaguara e do Prémio Rómulo Gallegos (1998), recebeu ainda o Prémio Municipal de Literatura, Montevideu (1987), o Prémio Foglia de Novela (1990) e o Prémio Bartolomé Hidalgo (2005).

Obras de Luis Sepúlveda na Porto Editora:
O Velho que Lia Romances de Amor
Mundo do Fim do Mundo
Nome de Toureiro
Patagónia Express
 História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar
Encontrou de Amor num País em Guerra
 Diário de um Killer Sentimental
As Rosas de Atacama
A Lâmpada de Aladino
A Sombra do Que Fomos
Histórias Daqui e Dali
Últimas Notícias do Sul
História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos
Palavras em Tempos de Crise
História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão
 Uma Ideia de Felicidade (com Carlo Petrini)
A Venturosa História do Usbeque Mudo
História de um Cão Chamado Leal
O Fim da História

Título: Os piores contos dos irmãos Grim
Autor: Luis Sepúlveda e Mario Delgado Aparaín
Tradutor:
Henrique Tavares e Castro
Págs.:
208
PVP:
14,40 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,476