"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Profissões, Artes & Ofícios Tradicionais Portugueses"

O livro de Cidália de Vargas Pecegueiro, permite-nos conhecer alguns ofícios tradicionais em vias de extinção, como os Avieiros, Caleiros, Carvoeiros ou Marisqueiros, por exemplo.


São retratados 30 Artes e Ofícios Tradicionais, que dão a conhecer as origens e evolução de cada ofício, assim como as histórias de vida, duras e sofridas, dos artesãos, entrevistados nos seus locais de trabalho, um pouco por todo o país.

As fotografias são de autoria do João Mariano, e conferem um realismo e uma profundidade, capazes de transportar o leitor para o mundo dos profissionais retratados.

Biografia da autora

Cidália de Vargas Pecegueiro, mestre em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é apaixonada pelas tradições do nosso país.

Alentejana de nascimento, e jornalista de formação, viveu em vários países, onde teve oportunidade de trabalhar em diversos meios de comunicação.

Depois de muitos anos no estrangeiro, regressou ao país natal, para se dedicar à sua verdadeira paixão: estudar e registar os usos e costumes da sua terra, como forma de os preservar para as gerações vindouras.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,508