"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Construção do Sujeito de Direito em Eça de Queiroz"

César Tomé, advogado e antropólogo coimbrense, partiu em busca das influências de Eça, num trabalho de investigação que o conduziu ao «krausismo». Esta corrente de pensamento, que revolucionou as ciências sociais, herdou o nome do filósofo alemão Karl Christian Friedrich Krause. 


Eça de Queiroz licenciou-se em Direito, em Coimbra, entre 1861 e 1866, tendo exercido a advocacia, ainda que durante um curto espaço de tempo. Seu pai – José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz – foi um probo juiz, procurador régio, jornalista e poeta. Foi magistrado em processos judiciais que empolgaram as décadas de 50 e 60 do século XIX. O avô – Joaquim José de Queiroz (e Almeida) – foi também um conhecido juiz de carreira e um activista político da causa liberal. Juristas e licenciados em Coimbra, compartilharam da sapiência de eminentes docentes de Direito, caso do incontornável Vicente Ferrer Neto Paiva, introdutor do krausismo em Portugal. Bebido em Direito, em Coimbra, o krausismo – teoria que defende a tolerância académica e a liberdade do ensino perante o dogmatismo – influenciou de forma relevante e perene a forma de pensar e escrever de Eça. É esta a tese do presente ensaio. Trata-se de uma teia de reflexões que fazem confluir a literatura, a arte, o direito, a filosofia, a jusfilosofia, a política que marcaram o nosso rico e conturbado século XIX. Uma visão diferente sobre a obra de Eça de Queiroz.

Biografia do Autor

César Tomé nasceu em Coimbra, em 1954, onde se licenciou, em 1977, na mesma Faculdade de Direito que conheceu Eça de Queiroz como estudante. Ali exerceu a actividade profissional de advogado durante mais de trinta anos. Após intensas vivências pelo estrangeiro, mormente, pelo mundo lusófono, tal como Eça de Queiroz, mudou-se para Lisboa, onde reside e onde prossegue o exercício da advocacia. Também antropólogo, desenvolveu formação superior diversa nas áreas do Direito, da Antropologia e da Filosofia. Concluído o mestrado em Antropologia, com uma dissertação que se centrou no estudo interno de um juízo criminal, última o mestrado em Direito. É doutorando em Antropologia, estudando temas que envolvem as emoções, os sentimentos, as neurociências, a biologia no complexo processo de construção das decisões judiciais. Tem obras publicadas de Direito, Antropologia e Poesia. 

Não Ficção / História
304 páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,722