Uma Peça | Um Museu
Audiência da Imperatriz
Pintura de China trade representando uma provável audiência da Imperatriz. Esta obra faz parte da Coleção "Presença portuguesa na Ásia" - circuito expositivo do piso 1 do Museu do Oriente.
Pinturas China trade: série dos palácios
Audiência da Imperatriz
Artista chinês desconhecido
China, final do século xviii-1º quartel do séc. XIX
Aguarela sobre papel
35,9 × 49 cm
Museu do Oriente/ FO/0485
Pintura de China trade representando uma provável audiência da Imperatriz. De destacar aqui o vestuário feminino da dinastia Qing (manchu), em que predominavam os tecidos de seda em tons de cor-de-rosa, verde e azul, ricamente bordados com símbolos auspiciosos. O vestuário oficial de corte incluía ainda o uso de botas, também para as mulheres. No recolhimento do lar, as mulheres das classes mais elevadas usavam chinelos de seda, que tinham por vezes plataformas em madeira que aumentavam significativamente a altura de quem as usava.
Subindo ao piso 1, com uma área de cerca de 1500m², o visitante encontra a coleção dominantemente artística dedicada à presença portuguesa na Ásia e ao colecionismo de arte do Extremo Oriente.
O conceito gerador deste grande módulo expositivo foi a construção de uma utopia oriental pelos Portugueses, desde o século XV até aos nossos dias, baseada no comércio, na missionação e no encontro de culturas.