"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Dom Quixote de La Mancha, um fidalgo herói da imaginação

Um dos livros mais traduzidos de sempre, e o maior êxito do grande escritor espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha assume preponderância na rentrée  da Guerra e Paz, mais heróico e aventureiro do que nunca.


Este é o 9º clássico que a Guerra e Paz adapta para os jovens e inclui na colecção «Os Livros Estão Loucos». Referência apenas cronológica, pois Dom Quixote de La Mancha
 é sem sombra de dúvida um dos mais ambiciosos deste leque de luxo.

Dispensar-se-iam apresentações a tal obra-prima, mas os miúdos precisam saber: afinal quem é Dom Quixote de La Mancha?

Esta obra, com mais de 400 anos, conta a história de Alonso Quijano, um fidalgo que era igualmente um assíduo leitor de livros de cavalaria. Tantas eram as horas passadas a ler que Alonso começou a fantasiar sobre o tema e quis reviver as peripécias que lia. Foi assim que nasceu Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro da Triste Figura.  A partir desse momento, as aventuras não mais pararam.

Acompanhado pelo fiel escudeiro Sancho Pança e suspirando de amor pela donzela Dulcineia del Toboso, este Engenhoso Fidalgo irá lutar, ao lado dos mais novos, contra moinhos de vento e exércitos de ovelhas e carneiros!

Não sabemos quais serão as reacções a mais um título que «enlouqueceu» mas de uma coisa temos a certeza: Elizabete Agostinho fez um excelente trabalho de adaptação, com valor pedagógico, que certamente irá colar os olhos dos jovens, entre os 8 e os 14 anos às páginas deste clássico.

Prontos para a aventura?

Sinopse

No pequeno lugar da Mancha, em Espanha, vivia um fidalgo chamado Alonso Quijano, que devorava muitos livros de cavalaria. Tanto leu, tanto leu, que passou a fantasiar todas essas histórias, procurando reviver as peripécias que lia. E é assim que se torna no Dom Quixote de la Mancha, o Cavaleiro da Triste Figura.

Vais conhecer a história deste Engenhoso Fidalgo, as suas aventuras com o escudeiro, Sancho Pança, e os seus amores por Dulcineia del Toboso, entre muitas outras. Prepara-te para a aventura e… para alguma loucura. Prometemos lutar contigo contra moinhos de vento e exércitos de ovelhas e carneiros!

Biografia do Autor

Miguel de Cervantes Saavedra foi um escritor espanhol genial, que compôs um dos livros mais traduzidos de todos os tempos. Nascido em 1547, depois de estudar em Madrid, Cervantes partiu para Itália e tornou-se soldado. Em 1575, foi capturado pelos turcos e passou os anos seguintes na prisão, regressando a casa somente em 1580. Entre 1581 e 1583, esteve uns meses em Lisboa, quando Portugal estava sob o domínio espanhol, onde se encantou pela cidade e pelas suas damas.

Com a publicação do livro D. Quixote, em 1605, Cervantes, então com 58 anos, conseguiu juntar algum dinheiro e pôde dedicar-se exclusivamente à literatura. A obra fez teve tanto êxito que uma pessoa, usando o nome falso de Alonso Fernández Avellaneda, publicou uma segunda parte do romance. Revoltado com a falsificação, Cervantes publicou a verdadeira segunda parte em 1610.

D. Quixote foi a sua grande obra, mas Cervantes também escreveu outros romances, poemas e peças de teatro, mas que não causaram tanto impacto. É ainda o autor de Novelas Exemplares, um dos mais importantes livros de contos da literatura universal. Faleceu em 1616, em Madrid.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,100,846