"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Os Caminhos de Santiago ao detalhe num roteiro indispensável

A Porto Editora publica Guia dos Caminhos de Santiago, um guia indispensável para peregrinos e interessados pelas rotas jacobeias.


Paulo Almeida Fernandes, relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial, é o autor deste roteiro completo e rigoroso.   

Com informação sobre os quatro caminhos consolidados que atravessam o território nacional – Caminho Central Português, Caminho da Costa, Caminho Português do Interior e Caminho de Torres – este livro promete ser um aliado para todos os que fazem o Caminho: só em 2017 foram mais de 65 mil os peregrinos que chegaram a Santiago provenientes de Portugal.  

Além de mapas e informações sobre alojamento, o Guia dos Caminhos de Santiago inclui descrições dos percursos e sugestões de pontos de interesse, revelando curiosidades históricas, religiosas e culturais acerca de alguns dos locais onde o apóstolo foi e ainda é venerado.  

SINOPSE
Desde o século IX que peregrinos de todo o Mundo, partindo dos locais mais longínquos, rumam a Santiago de Compostela, para venerar o apóstolo Tiago. Por razões de fé, motivações culturais ou apenas pelo desafio, muitos são os que decidem fazer o Caminho. 

O Guia dos Caminhos de Santiago é um roteiro completo e rigoroso que promete levar pela mão os peregrinos ao longo dos itinerários originais que cruzam o território português a caminho de Santiago de Compostela. O peregrino encontrará aqui informação detalhada sobre todas as etapas do Caminho Central Português, do Caminho da Costa, do Caminho Português do Interior e do Caminho de Torres. 

O guia ideal para quem vai fazer o Caminho pela primeira vez, mas também para quem quer percorrer outros caminhos jacobeus portugueses.

O AUTOR

Paulo Almeida Fernandes é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e mestre em Arte, Património e Restauro.  É membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte entre 2009 e 2011 e, na atualidade, desempenha funções de coordenação do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. 

Publicou em 2014 o livro Caminhos de Santiago, editado pelo Turismo de Portugal e pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Foi relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial apresentada por Portugal em 2015.  

É ainda assessor científico do Programa de Valorização Cultural e Turística dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2017-2018). 

Título: Guia dos Caminhos de Santiago
Autor: Paulo Almeida Fernandes
Págs.: 200
Capa: integral com badanas
PVP: 14,40 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,955