"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Água e a Águia"

A Caminho publica o novo livro do escritor Mia Couto, ilustrado por Danuta Wojciechowska.


A Água e a Águia
 é um livro infantil sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, no qual sobressaem os textos do autor e as ilustrações de Danuta Wojciechowska, que aqui encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.
Vários dos livros para crianças de Mia Couto foram ilustrados por Danuta Wojciechowska - O Menino no SapatinhoO Gato e o Escuro, ou  A Chuva Pasmada, entre outros - e materializa uma propícia e exemplar colaboração entre o autor do texto e a ilustração.

Excerto
Foi então que a mais velha das águias juntou toda a comunidade e perguntou:
— Sabem o que é a letra i?
Uma disse: é um pau espetado no abecedário.
Outra disse: é um dançarino com um chapéu alto.

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século xx), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da SereiaJesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa no ano de 2010. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte-americano Neustadt. Em 2015 foi finalista do The Man Booker Prize.
Vários dos seus livros para crianças foram ilustrados por Danuta Wojciechowska, materializando uma propícia e exemplar colaboração entre autor do texto e ilustração.

Danuta Wojciechowska nasceu em 1960, na cidade de Trois Rivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suíça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos dezassete anos foi viver para Zurique e formou-se em design de comunicação.
Complementou os estudos com uma pós-graduação em educação artística, em Inglaterra. Com o sonho de desenvolver um trabalho associado à arte e à educação veio para Lisboa.
Entre atividades e projetos, fundou a empresa Lupa Design, onde atualmente desenvolve trabalho criativo diversificado. Dedica grande parte do seu tempo à conceção de livros para os mais novos e, nesse contexto, recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Ilustração, em 2003, e a distinção Mulheres Criadoras de Cultura, em 2014.
A parceria com o escritor Mia Couto conta com cinco álbuns ilustrados, todos editados pela Caminho. Neste livro sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, a ilustradora encontrou um espaço singular para refletir poeticamente sobre a água, temática que tem sido recorrente no seu trabalho.

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,950,827