"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cozinhar ComPaixão :: Um livro pedagogicamente delicioso

Quatro professoras, um projecto ambicioso, muita compaixão e uma pitada de empatia: eis a deliciosa receita para abolir o consumo de carne das mesas dos portugueses. Difícil? É só seguir todos os passos de Cozinhar ComPaixão.

 

As professoras Maria João Lima, Cristina Nunes, Maria Beatriz Vaudano e Ana Cristina Marques juntaram-se para criar Escola Vegana, um projeto implementado na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, na qual lecionam.

À redução do consumo de açúcar, sal, alimentos processados e químicos, as quatro docentes acrescentaram um objetivo ainda mais ambicioso: abolir o consumo de proteína animal.

Da criação do projeto até à edição do livro Cozinhar ComPaixão, pela Guerra e Paz, foi um passo. A ideia é dar a conhecer o projeto Escola Vegana aos agrupamentos de todo o país, para que possam fazer escolhas mais saudáveis e divertidas nas cantinas escolares, e mostrar à população em geral que é possível manter uma alimentação saudável com produtos exclusivamente portugueses.

O respeito pela natureza, a sustentabilidade, assim como a compaixão e empatia pelos animais que habitam o nosso planeta são palavras de ordem deste movimento vegano.

Acha difícil que o povo português prescinda de algumas das suas iguarias? Então espere para ver as delícias que estão nas 184 páginas de Cozinhar ComPaixão, um livro totalmente ilustrado, com surpreendentes propostas, que farão um aficionado de rojões pensar duas vezes.

E se está relutante pelo desconhecimento deste novo «mundo verde», nada tema: este livro irá ajudá-lo desde a escolha dos produtos até à sua aplicação na cozinha. E nem tem de se despedir dos seus velhos pratos favoritos: este livro apresenta várias recriações de pratos da cozinha tradicional portuguesa, entre os quais se destacam as favas à portuguesa, a caldeirada, o rancho e o arroz-doce.

A opinião clínica foi tida em conta, pelo que as quatro professoras visionárias convidaram a naturopata Cátia Antunes, autora do livro 365 Dias com Saúde, para escrever o prefácio e atestar as receitas.

Mais do que um livro de receitas, Cozinhar ComPaixão é um livro de apologia gastronómica essencial para todos aqueles que pretendem aventurar-se a ter um corpo e mente saudáveis.

Biografias das autoras 
Professoras na escola Secundária de Linda-aVelha, atual Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Unidas por um profundo amor e respeito pelos animais, as autoras deste livro criaram um grupo solidário que tem intervindo em situações de extrema necessidade. Partilham diariamente o sentimento de compaixão por outras vidas, que consideram tão valiosas como as suas.

Maria João Lima é professora de Português do ensino secundário. O respeito pelos animais é a causa maior na adoção consciente de práticas que conduzem à convivência dignificante do ser humano com os animais. Preocupação que se justifica numa sociedade em que a satisfação e a felicidade de alguns ainda são alcançadas à custa do sofrimento e da morte dos animais. 

Ana Cristina Marques, natural de Viseu, é professora de Artes Visuais no ensino secundário, desenvolvendo, paralelamente, trabalho em Média-Arte Digital e Design de Comunicação, com várias publicações em design gráfico, web-design e vídeo. É doutoranda em Média-Arte Digital na Universidade Aberta/Universidade do Algarve. Concluiu o mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Ativista da causa animal, dedica-se ao trabalho voluntário em diversas vertentes desse mundo que quer ajudar a melhorar. 

Maria Beatriz Vaudano, natural de Odivelas, é professora de FísicoQuímica no ensino secundário e no ensino superior. Encontrou, na escola onde leciona, um grupo de pessoas que, tal como ela, pensa que todos temos a obrigação de fazer do mundo um lugar melhor para nós e para os animais. A tomada de consciência da exploração animal, do sofrimento que dela advém e das terríveis consequências para o «nosso» planeta levou-a a procurar opções éticas em termos ambientais e compassivas para com os seres que connosco partilham o mundo. 

Cristina Maria Gomes Nunes, natural de Cebolais de Cima – Castelo Branco. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, efetivou na Escola Secundária de Linda-a-Velha, atual Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Desempenhou o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Sebastião e Silva – secção de 1990-1993. Até ao presente, encontra-se a lecionar Inglês, no ensino básico, na Escola Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha. 

Cozinhar ComPaixão
Não Ficção / Gastronomia
184 páginas · 16,8x21 · 16,90 €
Nas livrarias a 16 de outubro
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,134,158