"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Portugal: das raízes até ao euro

Num país com praticamente 900 anos de história, somam-se inúmeros livros de história. Mas será que respondem às nossas dúvidas? Com o livro História de Portugal: Perguntas e Respostas, o professor Luís Mendonça quer acabar com algumas incertezas.

Para muitos a origem dos portugueses remonta aos lusitanos de Viriato, povo que enfrentou a ocupação romana no sudoeste da Península Ibérica. Mas será que descendemos mesmo dos lusitanos?

Para o professor Luís Mendonça, Portugal, independentemente da resposta, «continuará a ser conhecido como pátria lusa, seja por uma carga simbólica ou real».

À questão das raízes, somam-se outras 69 perguntas que, de uma forma muito objetiva, prática, mas sem simplismos, levarão os leitores a refletir sobre o seu passado coletivo.

Terá D. Afonso Henriques merecido o cognome de o Conquistador? Os Açores e Madeira foram descobertos ou reencontrados? A descoberta do Brasil foi ocasional ou intencional? O que foi pior: as Invasões Francesas ou a presença inglesa? A I República foi uma esperança desperdiçada? Salazar era mesmo fascista? A entrada na CEE foi uma aposta ganha?  E a adesão ao euro?

Um livro para todas as idades, que não descura o rigor científico das mais recentes descobertas historiográficas.

Sinopse 
De uma forma muito prática, o leitor é brindado com perguntas e respostas diretas e esclarecedoras sobre situações, conspirações, batalhas e políticas da nossa História. Aqui se narram episódios da história portuguesa ao longo dos séculos. Já se perguntou se os portugueses serão descendentes dos lusitanos? Se houve reis excomungados? Se a perda de independência, em 1580, seria inevitável? Se o ditador Salazar era mesmo fascista? Estas e muitas outras perguntas correm a história portuguesa de lés a lés, dos tempos anteriores à fundação da nacionalidade até aos dias de hoje. Sem nunca descurar as mais recentes descobertas da historiografia, procurando a verdade histórica, eis uma leitura obrigatória para estudantes ou meros curiosos. Conhecer o passado é essencial para compreender o presente.

Biografia do Autor


Luís Mendonça nasceu, em 1963, nos Açores. Licenciado em História e Ciências Sociais, pela Universidade dos Açores, e mestre em História, especialidade em História do Brasil, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professor efetivo de História no ensino secundário.  Concilia o ensino com a investigação histórica, sobretudo no domínio da história dos Açores e, mais recentemente, do Brasil. Já publicou os seguintes livros: História dos Açores, Visão Geral (Sécs. XV-XX), em 1996; Aspetos da Vida Quotidiana nos Açores, Perspetiva Histórica, em 1998; Emigração Açoriana (Sécs. XVIII-XX), em co-autoria com José Ávila, em 2002; Ascensão e Decadência de Goiás sob o Signo do Ouro (1722-1822), em 2014; Perguntas & Respostas sobre a História dos Açores, em 2016.   

História de Portugal: Perguntas e Respostas
Não Ficção / História
272 páginas · 15x23 · 16,00 €
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,171,658