"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério

Neste 17.º livro da coleção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça a vida e obra de uma das maiores pintoras portuguesas da atualidade. 


Graça Morais, uma das maiores pintoras portuguesas da atualidade, Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, viu-se forçada, aos 70 anos, a mudar para um ateliê improvisado em Lisboa, consequência da atual especulação imobiliária. Esta e outras histórias para ler numa franca conversa da artista com José Jorge Letria, publicada em livro.

«Como artistas, não podemos ser meros espectadores. Eu recuso esse papel de espectadora, e por isso é que esta série de obras que eu agora estou a realizar é uma série dramática, onde coloco toda a minha reflexão e a minha indignação com aquilo que se passa no mundo.» É assim que Graça Morais demonstra a sua indignação perante um país de exclusões e excesso de otimismo, em Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério.

Neste 17.º livro da coleção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça a vida e obra de uma das maiores pintoras portuguesas da atualidade. No livro, a artista fala das suas origens e da infância, da inspiração em Van Gogh e Bacon, do gosto pela poesia, mas também das mudanças no mercado da arte e do impacto das novas tecnologias.

Um diálogo a não perder entre José Jorge Letria, um dos maiores escritores da atualidade, e Graça Morais, uma mulher fascinante, que se recusa a ser uma mera espectadora e que se prepara para expor no próximo ano a série Humanidade, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa. Entretanto a exposição pode ser vista no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, até 24 de fevereiro de 2019.

Sinopse 
Há 70 anos, uma pequena aldeia de Trás-os-Montes viu nascer uma das maiores pintoras da atualidade. Numa conversa franca com José Jorge Letria, Graça Morais fala das suas origens e da infância, marcada por uma enorme liberdade e proximidade com a natureza, tanto na aldeia do Vieiro como em Moçambique, para onde partiu com a mãe e os irmãos, ao encontro do pai. Estas memórias revelaram-se, mais tarde, depois de regressar a Portugal e estudar Pintura, elementos fundamentais na sua arte. A descoberta de Van Gogh e de Francis Bacon, duas das maiores referências de Graça Morais, foi determinante no seu percurso. Hoje, pinta quadros mais pequenos, num ateliê improvisado em Lisboa, para onde se viu obrigada a mudar, revoltada com as consequências da atual especulação imobiliária. Graça Morais reflete ainda sobre as mudanças que se têm observado no mercado da arte nos últimos anos e o impacto das novas tecnologias. 

Biografia de Graça Morais 
Graça Morais nasceu no Vieiro, Trás-os-Montes, em 1948. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e é membro da Academia Nacional de Belas-Artes. Foi agraciada com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Desde 1974 até 2018, realiza e participa em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, dentro e fora do país, destacando-se a representação de Portugal na 17.ª Bienal de São Paulo (1983) e a exposição La Violence et la Grâce, na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris (2017), onde também decorreu o colóquio internacional O Mito e a Metamorfose, que reuniu uma vintena de especialistas da obra da pintora. Ilustrou e colaborou com José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina BessaLuís, Miguel Torga, Pedro Tamen, Nuno Júdice, entre outros escritores.
Em 2008, foi inaugurado o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.





Graça Morais: A Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério
Diálogo com José Jorge Letria

Não Ficção / Biografia

Coleção O Fio da Memória

152 páginas · 15x20 · 13,99 €


Nas livrarias a 6 de novembro


Guerra e Paz, Editores



Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,141,652