"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Marcos Cruz e uma vida a meter Os pés pelas mãos

Jornalista durante quase vinte anos, as regras do texto jornalístico e os temas da atualidade marcavam o rumo da escrita.


Agora, liberto das amarras de agenda e pertinência mediática, apresenta-se “como um multiplicador de dúvidas, um criador de mais e mais lugares para mais e  mais pessoas”.
Nesta obra, Marcos Cruz reúne mais de 150 crónicas dos tempos que correm. Memórias efabuladas, observações curtas, reflexões imprecisas, somatórios de contradições, a espuma dos dias. São textos de quem mete Os pés pelas mãos e usa o desassombro como uma arma de arremesso.

SINOPSE 

Sendo eu tão depressa um elefante numa loja de porcelanas como um beija-flor num aterro sanitário, tenho alergia a projectos de longo curso, talvez porque lhes associe uma coerência que toda a vida se me escapou das mãos – e não para o papel. Escrever foi sempre uma coisa dos dias, ainda hoje nasce e morre com eles. O ontem não ecoa em mim como uma mão estendida, há entre nós um desprendimento higiénico, um picotado pelo qual nos libertamos um do outro na medida do espaço que cada hoje reclama para si.
Sou, por aí, menos um traço contínuo do que a soma das minhas contradições. Se isso surge reflectido no que fui escrevendo ao longo destes últimos anos, então o livro que têm em mãos é um retrato fiel do seu autor.

SOBRE O LIVRO

«O Marcos Cruz é um burro.» 
André Cruz (Art Director, Studio Dobra) 

«Uma espécie de Casa dos Segredos para pseudo-intelectuais.» 
Nuno Rocha (Office Manager, Clever Advertising Group) 

O AUTOR 

Nasci em 1972 e não me arrependo. Aprendi a ler aos quatro anos e as letras foram sempre uma paixão, um brinquedo que com o evoluir da vida  se converteu em ferramenta de trabalho. Estudei jornalismo e fiz parte da redacção de vários jornais (Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Norte Desportivo). Ao fim de quase vinte anos de profissão, fui justamente despedido. Entretanto, tinha também fundado fanzines e revistas (Vómito, Camaleão, Op) e colaborado noutros projectos editoriais. Criei os blogues Festas Átimas e Há Panikes na Suécia, hoje desactivados. Resolvi o problema do desemprego com uma loja de mobiliário intervencionado (Meioconto) que acabou por não sobreviver à crise. Entrei para a equipa da Casa da Música como copywriter e por lá me mantenho há perto de uma década. Os Pés pelas Mãos é o meu primeiro livro. Não sei se atrás dele virão mais, mas sei que vou continuar a escrever.

Título: Os pés pelas mãos
Autor: Marcos Cruz
Formato: e-wook / capa mole
N.º páginas: 200
PV: 4,99€ / 15,50€ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,906,374