"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O tempo nos teus olhos revela um olhar poético sobre a terceira idade

José Rodrigues volta a surpreender os leitores com uma história em que o amor assume várias formas e a esperança é protagonista.


Depois de navegar O rio de Esmeralda e de ser impelido a Voltar a Ti, José Rodrigues publica o seu terceiro original com o selo da Coolbooks. Acompanhado por 29 fotografias de Sara Augusto, O tempo nos teus olhos está já disponível.

Tocado pela tragédia da morte da esposa e apenas com o seu gato Nicolau como confidente e companheiro de todos os dias, o septuagenário Manuel não se resigna, decide tomar as rédeas do seu destino e recusa aceitar um fim anunciado.

Num romance em que a luta contra a solidão é o fio condutor, José Rodrigues convida o leitor a refletir sobre os temas do envelhecimento e da emoção, reconhecendo que há sempre espaço para novas oportunidades e descobertas – nunca é tarde para se ser feliz. E mesmo a entrada num lar pode ser um momento catalisador de enriquecimento social, quando, como Manuel, se encontra uma instituição voltada para a felicidade dos seus residentes. 

SINOPSE
O coração é maior que a perda, porque a vida é maior que a dor, e a saudade e a felicidade não têm limites, nem tabelas, nem distâncias…

Uns dias antes de comemorar as bodas de ouro, a tragédia bate à porta de Manuel, com a morte da mulher da sua vida. As filhas, Helena e Luísa, há muito longe de casa, insistem que o futuro do pai passe pelo lar de idosos da vila mais próxima.

Na casa de Manuel, sucedem-se as reuniões familiares e as desavenças que o martirizam. Entre elas, valem as visitas carinhosas do filho mais novo e da neta, cúmplices da sua autonomia e capacidade de decisão, bem como a presença constante de Nicolau, o gato, companheiro fiel e atento ouvinte dos longos desabafos do septuagenário.

A solidão crescente e o agravamento de alguns problemas de saúde fazem com que Manuel ceda, mas apenas temporariamente, às pretensões das filhas. 

Surpreendentemente, aquilo que seria o fim transforma-se no início de uma grande etapa na sua vida, entre novos sentimentos, novas pessoas e novos lugares. Na sua jornada de redescoberta da felicidade, Manuel muda completamente a vida de todos os que o rodeiam…

OS AUTORES 

José Rodrigues

Com formação superior na área da Gestão e carreira como consultor empresarial e formador. É socio fundador da Visar, onde desenvolve toda a sua atividade profissional, em especial na área dos seguros. A família e os amigos, o karaté e o futebol veterano complementam o enorme gosto pela escrita.

Sara Augusto

Professora universitária e investigadora na área de Literatura Portuguesa e Literaturas Lusófonas, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Coimbra. Doutorada em Literatura Portuguesa. Fotógrafa formada no Instituto Português de Fotografia do Porto, com trabalhos desenvolvidos no campo da fotografia documental. 

Título: O tempo nos teus olhos
Autor: José Rodrigues
Fotografia: Sara Augusto
Formato: e-wook / capa mole
N.º páginas: 344
PV: 5,99€ / 16,60€ 

Visitas
52,989,687
>