"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Coração Duplo

Estreia literária de Marcel Schwob, Coração Duplo é uma obra fundamental de um autor clássico há muito afastado das livrarias, marcada por um estilo novo de fantástico, influência maior para o surrealismo vindouro de André Breton ou o imaginário de Jorge Luis Borges. 


«O coração do homem é duplo; nele o egoísmo compensa a caridade; a pessoa é o contrapeso das massas; a conservação do ser conta com o sacrifício dos outros; os polos do coração estão no fundo do eu e no fundo da humanidade.»

Ao longo das suas páginas, sob o signo do «Terror e Piedade», desfilam cenários de banquetes faustosos na antiga Roma, ambientes góticos da Paris medieval ou relatos apocalípticos de sociedades futuras, onde o absurdo e o sobrenatural se encontram com o humor negro, e o medo espreita na fantasia do sonho.

Assumindo claramente a influência de Robert Louis Stevenson, a quem dedica este livro, Marcel Schwob cria um conjunto de contos baseados no conceito aristotélico do terror e piedade que deveria estar na base de toda a ficção.


Marcel Schwob
 (1867–1905) foi, em finais do século XIX, uma das mais importantes figuras da vida cultural parisiense.

Antes de se tornar escritor, foi jornalista, cronista e um estudioso do argot medieval. Dedicou-se à crítica e teoria literária, e traduziu e divulgou, em França, Stevenson, Meredith, Defoe e De Quincey.

O livro de contos Coração Duplo marca a estreia literária de Schwob, bastante elogiada pela crítica e pelos pares. Anteriormente publicados em Portugal, encontramos O Rei da Máscara de Ouro e Outras Novelas FantásticasO Livro de MonelleA Cruzada das Crianças e Vidas Imaginárias.

Aos trinta anos, já muito doente, refugia-se em Samoa, como Stevenson, e morre pouco tempo depois.

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,217,990