"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

João Novilho: uma Fábula Autárquica

Escritor e ex-autarca lança romance sobre os vícios, deslumbres e depravação de um presidente de uma câmara municipal.


Em A Deslumbrada Vida de João Novilho, Jorge Tinoco, assumidamente desencantado com a política em Portugal, apresenta-nos uma história politicamente incorrecta, demolidora e inconformista.

«Desejavelmente escusado e absolutamente necessário.» É desta forma que Jorge Tinoco, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Braga, apresenta o seu mais recente romance, A Deslumbrada Vida de João Novilho. Para o autor, esta história ficcional «trata-se de uma reflexão que se impõe para que os pe­rigosos populismos sem escrúpulos não prosperem».

O livro é um verdadeiro tratado de zoologia política, uma fábula contemporânea que nos apresenta João Novilho, autarca de Rio Novo de Mil Nomes, como o rei de uma selva na qual só os mais fortes sobrevivem. As mais primárias e instintivas ambições de domínio levam o político a uma ascensão meteórica, que culmina no cargo de presidente do município. Pelo caminho sobram actos de corrupção, manipulação e perversão dos ideais democráticos, que o leitor irá identificar.

Ao perigoso envilecimento de carácter de quem ocupa as cadeiras de poder, junta-se a manifestada infidelidade do protagonista, que confere ao romance inúmeros episódios repletos de erotismo, sexualidade desabrida, submissão e chantagens despudoradas.

A espiral de vilania e domínio e a degradação das instituições tornam-se a ruína de João Novilho, que, cego pela ambição desmedida e sem escrúpulos, acaba por encontrar um beco sem saída. Será que o político irá reencontrar os valores da honradez, lealdade, ética e moral? Convidamo-lo a mergulhar neste Rio Novo de Mil Nomes e encontrar a resposta para estas e outras questões.

O livro estará à venda nas livrarias e no site oficial da Guerra e Paz a partir de dia 5 de fevereiro.

Jorge Tinoco, o autor, desligado da política, vive actualmente a sua vida entre Amares e Braga e dedica-se à escrita. Além de A Deslumbrada Vida de João Novilho, o autor minhoto já antes tinha publicado o livro de contos Tudo menos Serafins e o romance O Mar de Paula.

Sinopse

Impiedoso e inquietante, este romance espelha, sem meias-tintas, um quadro sociopolítico da vida portuguesa contemporânea na sua mais degradante expressão. Nele se entretecem e entrechocam as mais primárias e inescrupulosas ambições de domínio e de poder, corporizadas de forma superlativa no autarca João Novilho. A sua meteórica ascensão política é conseguida à custa de tudo quanto pode transformar o exercício autárquico digno e credível na mais venal, corrupta e execrável perversão dos ideais democráticos de um município, Rio Novo de Mil Nomes. O envilecimento do carácter, a manipulação das consciências e a degradação das instituições conduzem-no a um beco sem saída. Entre amores e desamores, este é também um romance recheado de deliciosos retábulos poéticos e de parágrafos palpitantes de exuberante erotismo, onde a sexualidade se manifesta desabridamente, tanto de forma descoberta como revestida de fantasia ou até de chantagem despudorada.

Biografia do Autor

Jorge Tinoco divide a sua vida entre Amares e Braga. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Amares e dirigente partidário, assumindo o seu desencanto e ruptura com alguns dos (des)ca- minhos da política ou de muitos políticos.  A Deslumbrada Vida de João Novilho é um livro politicamente incorrecto, desafiador, inconformista e incómodo, demolidor, desejavelmente escusado e absolutamente necessário a uma reflexão que se impõe – sob pena de o descrédito singrar e perigosos populismos sem escrúpulos prosperarem. Escreveu-o porque é urgente agitar as águas e exigir que só tenham bonança e paz na transparência. Antes publicou, entre outros, os livros Tudo menos Serafins(contos) e O Mar de Paula (romance). 

A Deslumbrada Vida de João Novilho
Jorge Tinoco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 16€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,137,773