"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Casa de Campo"

Nome maior da Literatura, José Donoso recebeu várias distinções ao longo da sua carreira, entre a quais o Prémio Nacional de Literatura do Chile, o Prémio da Crítica, em Espanha, o Prémio Mondello ou o Prémio Roger Caillois. Romance escrito com «mão de mestre e cabeça de génio», Casa de Campo é uma brilhante alegoria sobre o poder e a rebelião.


Romance escrito com «mão de mestre e cabeça de génio», Casa de Campo é uma brilhante alegoria sobre o poder e a rebelião.

A aristocrática família Ventura reúne-se todos os verões na rica e imponente propriedade de Marulanda, gozando a tranquilidade do campo longe da civilização. Aproveitando a ausência temporária dos adultos por um dia, as trinta e três crianças presentes assumem o controlo da casa, transformando os luxuosos salões, escadarias, quartos e corredores labirínticos num domínio de transgressão, erótico e febril.

Erguido ferozmente na placidez da casa de campo, este esplendor de pulsões reprimidas torna-se o início de uma ruptura radical com a ordem imposta e a instauração de um novo mundo? mágico, anárquico e exuberante, mas igualmente perverso e doloroso.

«Ninguém conseguiu transcender as limitações de um passado recente e erguer um estandarte no reino da imaginação com maior facilidade aparente do que o fenómeno da literatura latino-americana, o chileno José Donoso.» - Carlos Fuentes

«Um dos escritores mais importantes da literatura sul-americana contemporânea.» - Mario Vargas Llosa




José Donoso
nasce em Santiago, no Chile, em 1924. Depois de uma passagem pelo Sul do país, inscreve-se na Universidade do Chile, onde estuda Literatura Inglesa, e, graças a uma bolsa, entra em Princeton, dedicando-se ao estudo do Inglês antigo.

Escreve alguns contos e, em 1957, período em que viveu com uma família de pescadores em Isla Negra, publica o seu primeiro livro, Coronación. Com uma obra amplamente reconhecida por autores consagrados, como Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes ou Gabriel García Márquez, destacam-se nesta os romances El Obsceno Pájaro de La Noche e Casa de Campo, nos quais expõe, de forma magistral, a psicologia decadente da estrutura social do Chile de Pinochet, tornando-a alegoria universal.

Nome maior da Literatura, recebe várias distinções ao longo da sua carreira, entre a quais o Prémio Nacional de Literatura do Chile, o Prémio da Crítica, em Espanha, o Prémio Mondello ou o Prémio Roger Caillois.

Morre em 1996, na mesma cidade onde nasceu.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,811