"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Guerra Colonial: Memórias estilhaçadas

Esquecidos pela pátria, os ex-combatentes da Guerra Colonial guardam memórias estilhaçadas de horror, sofrimento e perda. O psicólogo Vasco Luís Curado deu voz a 48 soldados portugueses do Ultramar e juntou essas histórias em carne viva num só livro.


«Num ataque surpresa, o tipo com quem eu estava a falar levou um tiro de bazuca na cabeça. Era o último dos que eu considerava meus amigos. Eu achava que era mensageiro da morte, quem se chegava perto de mim morria.»

Impressionantes, sufocantes e sem tabus. São frases como a deste soldado atirador que nos traz Declarações de Guerra, um livro que dá a palavra a veteranos da Guerra Colonial. Histórias em carne viva, contadas tiro a tiro, por aqueles que viveram o inferno da selva e viram a sua juventude amputada.

Estilhaços físicos e psicológicos, descritos por homens vencidos pela culpa, pelo trauma, pela dor. A guerra começou nas ex-colónias, mas os soldados trouxeram-na para a sua casa, para a sua cama, para as suas famílias. Declarações que o autor, o psicólogo Vasco Luís Curado, recolheu e transcreveu ao longo de vários anos, num trabalho delicado de seleção e proteção dos testemunhos.

Um livro que reúne 48 relatos emocionantes, que revelam diferentes experiências vividas entre 1961 e 1974, numa guerra desnecessária que Portugal travou em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e na India portuguesa.

Das dezenas de milhares de sobreviventes da guerra nas ex-colónias portuguesas, chegam-nos histórias de contrastes, desde o militar que «só pensava em esfolar e matar», até aos que sentiam empatia pelos inimigos. Chegam-nos ainda relatos de um soldado que se guia por um escrupuloso sentido de dever e de outro que só lamenta não ter desertado.

Factos que o leitor até gostaria que fossem ficção, mas que são testemunhos de pessoas reais que vivem quase há meio século atormentadas por memórias, por sons de bombardeios e pela saudade dos companheiros que perderam em cenário de guerra.

Declarações de Guerra é o segundo livro da colecção Livros CMTV*, resultante da parceria entre a Cofina e a Guerra e Paz, Editores. O livro poderá ainda ser adquirido aqui. 

Sinopse 

Sem tabus, de coração aberto, têm a palavra os combatentes da Guerra Colonial. Estas são as histórias em carne viva dos soldados portugueses: o que viram, sentiram e pensaram – e os estilhaços físicos e psicológicos de uma juventude perdida que ainda hoje os atormentam.

De 1961 a 1974, Portugal travou uma guerra em três frentes: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Do lado português, quase um milhão de mobilizados, perto de dez mil mortos, dezenas de milhares de mutilados e um número indeterminado de stressados de guerra.

Este livro reúne 48 relatos emocionantes, que testemunham diferentes experiências de combate. Do militar inadaptado ao que se guia por um escrupuloso sentido de dever; do que lamenta não ter desertado ao que tem gosto em matar. Uns sentiam empatia pelo inimigo, outros moviam-se pelo desejo de aniquilação e extermínio, numa guerra que as mudanças no mundo tinham tornado obsoleta antes mesmo de começar.

Biografia do autor


Vasco Luís Curado nasceu em 1971. Publicou um livro de contos, A Casa da Loucura (1999), a novela O Senhor Ambíguo (2001) e os romances A Vida Verdadeira (2010), Gare do Oriente (2012) e O País Fantasma (2015). É psicólogo clínico, pelo ISPA, e publicou, na área da psicopatologia, a obra Sonho, Delírio e Linguagem (2000). Depois de trabalhar dez anos num hospital militar, tem mantido contacto profissional, desde há outros dez, com combatentes da Guerra Colonial, recolhendo os testemunhos e histórias que deram origem ao livro Declarações de Guerra, cujo princípio motivador é contribuir para um reconhecimento impedido por divisões profundas na sociedade portuguesa, mais interessada na integração na Europa do que no seu passado colonial: o (re)conhecimento das experiências e memórias dos combatentes, ajudando-os num outro combate, o esquecimento a que são votados.

Os Livros CMTV
Esta coleção, uma parceria do Grupo Cofina e da Guerra e Paz editores, envolvendo meios líderes de audiência como o jornal Correio da Manhã e a CMTV, tem como objectivo alargar a leitura e o acesso a livros ao público mais vasto possível, levando o livro não apenas às grandes cidades e aos circuitos livreiros, mas igualmente ao interior do país, às pequenas cidades e vilas, estabelecendo um circuito de proximidade com os leitores.

Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, considera esta iniciativa da maior importância: «a associação ao livro do grupo Cofina, que é unanimemente reconhecido pela sua excecional dinâmica de divulgação, pode ajudar, e muito, as livrarias portuguesas, atraindo novos frequentadores e leitores. Essa força de comunicação só pode trazer benefícios.»

Na perspetiva de Isabel Rodrigues, Directora Geral de Marketing da Cofina, esta «ligação à Guerra e Paz traz à Cofina novos conteúdos, embrulhados com o olhar experiente, profissional e de excelência desta editora livreira. Alargamos a nossa rede de distribuição que passa a incluir também as livrarias portuguesas para além das bancas, conquistando assim novos públicos e novos leitores». Os Livros CMTV serão publicados com periodicidade mensal e distribuição da VASP.

Declarações de Guerra
Vasco Luís Curado
Não Ficção / Memórias
200 páginas · 15x23 · 12,00€
Nas livrarias a 19 de janeiro
Guerra e Paz, Editores/ Livros CMTV

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,167,454