"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Mário de Carvalho: Generosidade, Compromisso e Rigor

Aos 74 anos, Mário de Carvalho, um dos mais importantes escritores portugueses das últimas décadas, concede uma grande entrevista a José Jorge Letria, agora editada em livro pela Guerra e Paz, Editores.


A resistência clandestina à ditadura, a advocacia e a literatura. Em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha, conheça os trilhos que levaram o romancista a trocar a advocacia pela escrita.

«Parece que a minha vida tem sido feita de respostas às solicitações.» É desta forma que Mário de Carvalho resume o seu percurso ao longo de 75 anos em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha. Primeiro a política, a resistência antifascista e a prisão, depois a advocacia e os livros e, mais recentemente, as aulas de escrita. Uma sequência de desafios que o escritor sempre fez questão de aceitar com compromisso e generosidade.

Neste 18.º livro da coleção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça o percurso inspirador de Mário de Carvalho, da infância dos soldadinhos de chumbo e Tom Sawyer, até à atualidade. 

Um diálogo a não perder entre dois dos maiores escritores da atualidade, José Jorge Letria e Mário de Carvalho, um romancista efetivo que se recusa a ser um escritor residual.

«A pouco e pouco, tornou-se-me impossível investir em dois campos ao mesmo tempo, estar a apresentar quinze contestações na segunda-feira seguinte e, em simultâneo, escrever um livro que o tal editor tinha pedido para sair em certa altura.» Uma decisão que levou Mário de Carvalho a largar a advocacia e a dedicar-se a cem por cento à escrita.

Do direito ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu e que tiveram um papel na sua construção literária. Ficou ainda o escritório, que mantém «para coisas laterais e burocráticas da vida».

Atualmente Mário de Carvalho diz impor a si próprio a velha regra do pensador romano Plínio o Velho: «nem um dia sem uma linha». Um raciocínio que deu título ao livro e que demonstra a forma metódica e rigorosa como encara o exercício da escrita.  

O livro pode ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, Editores em: www.guerraepaz.pt.

Sinopse 
Mário de Carvalho segue a máxima atribuída a Plínio, o Velho, «nem um dia sem uma linha». É o rigor a que se impõe um dos mais importantes escritores das últimas décadas, reconhecido pelo público e pela crítica e várias vezes premiado. Mas nem sempre foi assim. Numa conversa com José Jorge Letria, o escritor revela como surgiu a escrita na sua vida e como se tem modificado ao longo dos anos. Do rigor da clandestinidade, herdou a pontualidade e o compromisso. Do exercício da advocacia, ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu – e que tiveram um importante papel na sua construção literária. Mário de Carvalho sente que a sua vida se desenvolveu em resposta a solicitações: primeiro a política e a advocacia, depois os livros, mais tarde as aulas de escrita. Das brincadeiras com soldadinhos de chumbo à aterragem da sonda InSight em Marte, revisita os momentos marcantes da sua vida e do mundo. 

Biografia de Mário de Carvalho 
ário de Carvalho nasceu em 1944. Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e exerceu advocacia. Na juventude, envolveu- -se intensamente no movimento estudantil e na resistência clandestina à ditadura. Esteve preso em Caxias e Peniche, antes de partir para um breve exílio na Suécia. No regresso, participou ativamente nos tempos da Revolução, nas fileiras do Partido Comunista, de que viria a afastar-se mais tarde. Publicou o primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, em 1981. Tem escrito múltiplos romances, novelas, contos, peças de teatro, argumentos para cinema. Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde é o seu livro mais conhecido. Já deu aulas de escrita em diversos estabelecimentos do ensino superior. A sua obra tem sido distinguida com importantes prémios literários e está traduzida em várias línguas.

Mário de Carvalho: Nem Um Dia Sem Uma Linha
Diálogo com José Jorge Letria
Não Ficção / Biografia
Coleção O Fio da Memória
136 páginas · 15x20 · 13,99 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,853,851