"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Mário de Carvalho: Generosidade, Compromisso e Rigor

Aos 74 anos, Mário de Carvalho, um dos mais importantes escritores portugueses das últimas décadas, concede uma grande entrevista a José Jorge Letria, agora editada em livro pela Guerra e Paz, Editores.


A resistência clandestina à ditadura, a advocacia e a literatura. Em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha, conheça os trilhos que levaram o romancista a trocar a advocacia pela escrita.

«Parece que a minha vida tem sido feita de respostas às solicitações.» É desta forma que Mário de Carvalho resume o seu percurso ao longo de 75 anos em Mário de Carvalho: Nem Um Dia sem Uma Linha. Primeiro a política, a resistência antifascista e a prisão, depois a advocacia e os livros e, mais recentemente, as aulas de escrita. Uma sequência de desafios que o escritor sempre fez questão de aceitar com compromisso e generosidade.

Neste 18.º livro da coleção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça o percurso inspirador de Mário de Carvalho, da infância dos soldadinhos de chumbo e Tom Sawyer, até à atualidade. 

Um diálogo a não perder entre dois dos maiores escritores da atualidade, José Jorge Letria e Mário de Carvalho, um romancista efetivo que se recusa a ser um escritor residual.

«A pouco e pouco, tornou-se-me impossível investir em dois campos ao mesmo tempo, estar a apresentar quinze contestações na segunda-feira seguinte e, em simultâneo, escrever um livro que o tal editor tinha pedido para sair em certa altura.» Uma decisão que levou Mário de Carvalho a largar a advocacia e a dedicar-se a cem por cento à escrita.

Do direito ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu e que tiveram um papel na sua construção literária. Ficou ainda o escritório, que mantém «para coisas laterais e burocráticas da vida».

Atualmente Mário de Carvalho diz impor a si próprio a velha regra do pensador romano Plínio o Velho: «nem um dia sem uma linha». Um raciocínio que deu título ao livro e que demonstra a forma metódica e rigorosa como encara o exercício da escrita.  

O livro pode ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, Editores em: www.guerraepaz.pt.

Sinopse 
Mário de Carvalho segue a máxima atribuída a Plínio, o Velho, «nem um dia sem uma linha». É o rigor a que se impõe um dos mais importantes escritores das últimas décadas, reconhecido pelo público e pela crítica e várias vezes premiado. Mas nem sempre foi assim. Numa conversa com José Jorge Letria, o escritor revela como surgiu a escrita na sua vida e como se tem modificado ao longo dos anos. Do rigor da clandestinidade, herdou a pontualidade e o compromisso. Do exercício da advocacia, ficaram a exposição do raciocínio, as pessoas, as histórias e os locais que conheceu – e que tiveram um importante papel na sua construção literária. Mário de Carvalho sente que a sua vida se desenvolveu em resposta a solicitações: primeiro a política e a advocacia, depois os livros, mais tarde as aulas de escrita. Das brincadeiras com soldadinhos de chumbo à aterragem da sonda InSight em Marte, revisita os momentos marcantes da sua vida e do mundo. 

Biografia de Mário de Carvalho 
ário de Carvalho nasceu em 1944. Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e exerceu advocacia. Na juventude, envolveu- -se intensamente no movimento estudantil e na resistência clandestina à ditadura. Esteve preso em Caxias e Peniche, antes de partir para um breve exílio na Suécia. No regresso, participou ativamente nos tempos da Revolução, nas fileiras do Partido Comunista, de que viria a afastar-se mais tarde. Publicou o primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, em 1981. Tem escrito múltiplos romances, novelas, contos, peças de teatro, argumentos para cinema. Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde é o seu livro mais conhecido. Já deu aulas de escrita em diversos estabelecimentos do ensino superior. A sua obra tem sido distinguida com importantes prémios literários e está traduzida em várias línguas.

Mário de Carvalho: Nem Um Dia Sem Uma Linha
Diálogo com José Jorge Letria
Não Ficção / Biografia
Coleção O Fio da Memória
136 páginas · 15x20 · 13,99 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,259,658
>