"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um retrato de Marcelo – Presidente todos os dias

Felisbela Lopes e Leonete Botelho analisam os três anos da Presidência de Marcelo Rebelo de Sousa e os seus efeitos na esfera política nacional e internacional.


Após vencer as eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou ao país como iria exercer o seu mandato. Sem qualquer aparato protocolar ou de segurança, deslocou-se a pé para a cerimónia de tomada de posse, na Assembleia da República.

Nas vésperas da comemoração do terceiro aniversário desta data – dia 9 de março –, este livro revela a influência de Marcelo Rebelo de Sousa no país político e também nos assuntos internacionais, a partir de dezenas de entrevistas a jornalistas, amigos, staff presidencial e personalidades como Eduardo Ferro Rodrigues ou Luís Marques Mendes.

Sem fugir às histórias que sustentam a imagem de homem de afetos, sempre pronto para uma das famosas selfies ou para um abraço de conforto em situações difíceis, Felisbela Lopes e Leonete Botelho fazem um retrato rigoroso da personalidade, ações e também das motivações de Marcelo Rebelo de Sousa, contando ainda episódios inéditos, menos conhecidos e outros tantos caricatos. 

SOBRE O LIVRO

«Personalidade de inteligência fulgurante, Marcelo Rebelo de Sousa tem sabido introduzir no exercício da Presidência da República uma proximidade e um sentido de afeto que só valorizam essa magistratura.»
António Guterres

«Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente de um tempo novo. Este livro retrata-nos esse Presidente e o papel decisivo que tem assumido na recuperação da confiança dos Portugueses nas instituições democráticas (…).»
Eduardo Ferro Rodrigues

«Marcelo Rebelo de Sousa consegue pôr-se no lugar dos outros, exercício indispensável se se quer alertar consciências e falar em nome de quem não tem voz. Mais do que da simpatia, eu chamar-lhe-ia o Presidente da empatia.»
Catarina Furtado

SINOPSE
Poucos políticos portugueses alcançaram a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa. Com ele, a Presidência da República foi para a rua ao encontro do povo, quebrando formalismos e protocolos.

Este Presidente é a prova de como os afetos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional.

Seguindo Marcelo Rebelo de Sousa no terreno, consultando centenas de trabalhos que relatam o seu percurso e falando com muitos dos que o acompanham, este livro é o retrato vivo de um Presidente da República singular, que já marcou a forma como se faz política em Portugal.

AS AUTORAS

Felisbela Lopes

É Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho, onde foi Pró-Reitora entre 2009 e 2014. Ensina e desenvolve investigação no campo do Jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação e no CECS. É autora de dezenas de artigos científicos e de vários livros, entre os quais Jornalista: profissão ameaçada (Alêtheia Editores, 2015), Vinte Anos de Televisão Privada em Portugal (Guerra & Paz, 2012), A TV do Real (Minerva, 2008), A TV das Elites (Campo das Letras, 2007), A TV do Futebol (Campo das Letras, 2006) e O Telejornal e o Serviço Público (Minerva, 1999). É comentadora residente da RTP e colunista do Jornal de Notícias. 

Leonete Botelho

Licenciada em Direito e com pós-graduação em Direito da Comunicação, é grande repórter no Público, onde tem como função principal a cobertura da Presidência da República praticamente desde o início do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. Foi editora das secções de Política (2009-2016) e de Sociedade (2003-2006) e repórter parlamentar entre 2006 e 2009. É presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista no triénio 2019-2021. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,948