"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nova edição de Os Negros em Portugal, de José Ramos Tinhorão

Os Negros em Portugal. Uma Presença Silenciosa é uma obra de referência da histografia portuguesa. Recorrendo a uma vasta gama de fontes, explorando em particular os textos literários e teatrais, José Ramos Tinhorão oferece-nos uma obra sólida, trazendo para a luz do dia uma realidade escassamente conhecida e estudada. 


Obra de grande erudição, está escrita de forma viva e ágil, sendo por isso acessível a um público muito vasto.

«A presença de negros africanos em Portugal a partir do século xv revelou-se uma consequência social da política de expansão inaugurada pelos primeiros reis da dinastia de Avis. Esse projeto – geralmente chamado das “conquistas” ou dos “descobrimentos” – decorria, por sua vez, do processo político-económico […] após a revolução burguesa de 1383-1385 […].»

José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, no Brasil, a 7 de fevereiro de 1928. Depois de se mudar para o Rio de Janeiro, em 1938, formou-se em Direito e em Filosofia e tem-se dedicado ao jornalismo e, principalmente, à investigação na área da Música e da Etnografia. Autor de uma vasta bibliografia, principalmente da música brasileira, publicou na Editorial Caminho os seguintes títulos: Os Negros em Portugal. Uma Presença SilenciosaFado: Dança do BrasilCantar de Lisboa, o Fim do Mito; As Origens da Canção UrbanaDomingos Caldas Barbosa – O Poeta da Viola, da Modinha e do Lundu (1740-1800); O RasgaUma Dança Negro-Africana.

Título: Os Negros em Portugal
Nº págs: 684
ISBN: 9789722129718
PVP C/ IVA: 28,90€

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
51,913,345
>