"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sofia e a saudade nas asas de uma gaivota

Inês Cardoso estreia-se no catálogo da Porto Editora com o livro bilingue De Londres ao Porto numa gaivota. 


"Há exatamente 427 dias" que Sofia vive com os seus pais em Londres. O simples facto de registar e atualizar esse tempo deixa perceber o que ela sente: saudade da sua cidade, o Porto. Quando Sofia tenta explicar esse sentimento ao professor, descobre que a palavra saudade não é fácil de traduzir, como não o é lidar com as lembranças das noites de São João, do sotaque das vendedoras do Bolhão ou das casas encavalitadas da Ribeira.

Felizmente, Sofia encontra numa gaivota a aliada perfeita que a ajudará a diluir as saudades e, não menos importante, a sentir-se em casa, esteja onde estiver.

De Londres ao Porto numa gaivota, de autoria de Inês Cardoso e com ilustração de Rita M. Pereira, é uma história dos nossos dias escrita em português e inglês. São muitas as famílias de emigrantes que, nos últimos anos, encontraram noutros países as condições essenciais para construírem o seu futuro e essa realidade serviu de inspiração à autora, que tem neste livro o seu terceiro original e com o qual se estreia no catálogo infantojuvenil da Porto Editora.

AS AUTORAS

Inês Cardoso

Nascida em Proença-a-Nova, em 1975, Inês Cardoso sempre gostou de letras e é jornalista desde 1998. Atualmente diretora-adjunta do Jornal de Notícias, integrou anteriormente a equipa fundadora do Jornal i, lançado em 2009. Mãe de dois filhos, tem vivido entre Lisboa, Proença-a-Nova e o Porto e, por vezes, tanta mudança faz com que prefira simplesmente viver com a cabeça na lua. 

Rita M. Pereira

Designer e ilustradora, trabalha na área editorial desde 2006. Nascida em Leiria, estudou na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e vive actualmente em Lisboa. Depois de trabalhar quase dois anos numa editora em Barcelona, regressou a Portugal e esteve no Jornal i, onde conheceu Inês Cardoso. A partir daí, continuou com um pé na área editorial, mas a proximidade com outras áreas do design levou-a à ilustração. Desenhar já era uma curiosidade, depois passou a ser um passatempo, mas, aos poucos, os desenhos foram ganhando vontade própria e foram-se aventurado para fora das páginas dos seus cadernos. Foi assim que chegaram à Inês e ao seu livro. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,391