"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Jesus Cristo: revolucionário e universal

Crer, amar, perdoar. Ensinamentos deixados por Jesus Cristo, enraizados na cultura ocidental há mais de dois mil anos.  Palavras luminosas que Manuel S. Fonseca e Cláudia Cabaço, juntaram num livro inédito com a chancela Guerra e Paz, Editores.


Em discurso direto, segundo os Evangelhos, o livro Citações de Jesus Cristo apresenta o que nos quis dizer Jesus de Nazaré, ou Jesus Cristo (messias), que viveu abnegadamente, e morreu como um mártir. Crentes e descrentes, seguidores e apóstatas, ninguém fica indiferente, passados mais de dois milénios, à poderosa e revolucionária mensagem deixada por Jesus. Uma filosofia assente no amor ao próximo, no perdão aos inimigos. Terá sido ele o primei­ro defensor dos direitos humanos?

Saiba o que o criador do cristianismo disse sobre os problemas intemporais da humanidade, tais como o homicídio, o adultério, a guerra e a pobreza. Relativamente aos valores universais como a amizade, o amor, a família e a justiça. E ainda em relação à importância da reconciliação, do perdão e do consolo para os seres humanos.

Para além das citações, descubra curiosidades sobre o nascimento de Jesus, quem lhe terá dado o nome, as coisas de que mais gostava, as coisas que detestava, as suas tentações, quem foram os 12 apóstolos, entre outros factos que marcaram a vida desse homem tão singular para o seu tempo.

No livro existe uma lista de milagres feitos por Jesus, uma descrição da mais precária humildade na qual nasceu e morreu e os últimos passos até à crucificação. Esta edição apresenta-lhe ainda considerações sobre duas questões sociopolíticas fraturantes: «Jesus é de direita ou de esquerda?», e terá sido um «pacifista ou agitador subversivo»?

Este segundo livro da nova coleção de citações de grandes figuras da humanidade poderá ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz, Editores em www.guerraepaz.pt.

Sinopse
Jesus Cristo, Jesus de Nazaré ou, simplesmente, Jesus. Os nomes são muitos, mas a figura é única e dispensa apresentações. Rejeitados ou seguidos, amados ou odiados, os seus ensinamentos nunca deixaram ninguém indiferente em dois mil anos. São vitais, únicos, poderosos. Mas, afinal, que escreveu Jesus? Paradoxalmente, nada. O que conhecemos das suas ideias chega-nos pela mão dos evangelistas, que registaram por escrito as suas palavras. Então, que disse Jesus? Citações de Jesus Cristo reúne as palavras proferidas por Jesus nos Evangelhos, em discurso direto. É Jesus que fala diretamente connosco, oferecendo-nos uma nova filosofia: de amor ao próximo como a nós mesmos, e de amor até aos nossos inimigos. Terá sido ele o primeiro defensor dos direitos humanos? São ideias imortais, que balizaram a cultura ocidental e se tornaram universais. Nada melhor do que conhecê-las diretamente da fonte. Às suas citações, juntam-se ainda factos, curiosidades e listas que vão surpreender os leitores.

Biografia do autor 
Jesus é, possivelmente, a figura mais influente da história da humanidade. Fundou uma religião, o cristianismo, seguida por milhões de pessoas. Os seus ensinamentos espalharam-se pelo mundo e influenciaram decisivamente toda a política, cultura, sociedade, mesmo a economia, desde a sua pregação. Tanto assim que o tempo, pelo menos numa parte considerável do mundo, é contado a partir do seu nascimento, havendo uma era «antes de Cristo» e outra «depois de Cristo». Contudo, pouco se sabe da sua existência histórica. As fontes coevas são raras – o que sabemos de Jesus deve-se principalmente aos escritos deixados por quatro evangelistas: João, Mateus, Marcos e Lucas. Historicamente, portanto, pouco se sabe da sua vida. Tempos houve, e a polémica talvez nunca tenha fim, em que se pôs em causa a sua existência. Mesmo assim, e partindo dos Evangelhos, é possível traçar um percurso de vida. Jesus terá nascido na Galileia, em Nazaré (pois era conhecido como Jesus de Nazaré) ou em Belém (de acordo com Mateus ou Lucas); filho de José, um carpinteiro, e de Maria – a Sagrada Família. Era judeu e foi educado na cultura e religião judaicas. Terá nascido no ano 6 ou 4 a. C., pouco antes da morte de Herodes, o Grande, rei de Israel. Segundo os Evangelhos, terá fugido, com a família, para o Egipto, ainda criança, devido a uma perseguição movida por Herodes. A única história relatada da sua infância é a conversa tida por ele no Templo, aos doze anos, com os anciãos («Jesus entre os doutores», Lc 2,41-52). A vida pública de Jesus começa quando é batizado por João Baptista, com cerca de 30 anos. A partir daí, inicia uma peregrinação pelas terras de Israel: prega a sua doutrina, realiza milagres e arregimenta vários seguidores, nomeadamente os doze apóstolos. Acabará preso e executado pelas autoridades.

Citações de Jesus Cristo
Org. Manuel S. Fonseca e Cláudia Cabaço
Não Ficção / História
168 páginas · 15,5x21 · 10,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,159,412