"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

50 alimentos imprescindíveis e as poderosas combinações entre eles

A nutricionista Margarida Vieira, fundadora do site Stop Cancer Portugal, lança um guia de alimentação saudável baseado num princípio essencial: Não há superalimentos, há combinações poderosas de alimentos. Este livro propõe as melhores combinações de frutos e vegetais, adaptados a cada estação.


Os alimentos não produzem um efeito isolado: agem em conjunto quando ingeridos na mesma refeição. Saber combinar os diferentes tipos de alimentos passa por um princípio básico - nenhum alimento deve ser posto de parte, a menos que haja uma intolerância ou uma alergia alimentar. E tão importante como os alimentos que comemos é a maneira como os combinamos.

O objetivo deste livro é dar a conhecer os alimentos típicos de cada estação, para que os possa incluir, de forma consciente, na sua alimentação diária. Com mais conhecimento, as escolhas que fazemos podem melhorar bastante a forma como vivemos.

A seleção dos 50 frutos e vegetais que este livro apresenta ensinará o leitor a fazer milhares de combinações, mesmo à medida das quatro estações.

«Não há superalimentos: há combinações poderosas de alimentos. Tal como não há super-heróis, mas equipas com estratégias e soluções vencedoras. Esta na hora de escolher a sua equipa, usar a criatividade e experimentar 1000 combinações de alimentos para fazer refeições completas.»

Nascente disponibiliza as primeiras páginas para leitura aqui

 

Margarida Vieira é nutricionista e formou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 1991.

Mestre em Nutrição Clínica com especialização em Reumatologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, é Doutora em Estudos da Criança, na especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Atualmente divide o seu tempo entre a nutrição clínica e a gestão do peso no Hospital CUF Porto, a investigação na prevenção da obesidade infantil no Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e o desenvolvimento de projetos de promoção da saúde na área da saúde comunitária.

Fundou, em 2010, o site Stop Cancer Portugal - adotar um estilo de vida saudável, um projeto educativo para a prevenção do cancro e a promoção da saúde.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,982