"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Premiados Córtex 2019

Realizou-se no dia 6 de abril, às 22h, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, a cerimónia de encerramento do Festival Córtex, onde foram revelados os filmes vencedores desta 9ª edição.


That Summer Without a Home,
do realizador argentino Santiago Reale foi galardoado com o Prémio de Melhor Filme na Competição Internacional. O júri, composto por Cristian Rodríguez e Ana Isabel Strindberg, atribuiu este prémio "pelo modo complexo como traduz os elos mais simples da amizade e do amor". Extraction, realizado por Kate?ina Hroníková, recebeu uma Menção Honrosa nesta categoria.

Das 11 curtas que integravam a nova secção do Festival, a Competição Nacional de Estreias, o filme Janela do Coletivo Left Hand Rotation recebeu o Prémio de Melhor Curta, "pela maneira como, dentro de um registo documental são criadas narrativas abertas, acessíveis a diferentes interpretações", afirmaram Carlos Natálio, Simão Cayatte e Patrick Mendes, os jurados desta competição. Billy The Kid, de César Santos, foi premiado com uma Menção Honrosa.

Na Competição Nacional, o público atribuiu o prémio a A Ver o Mar de Ana Oliveira e André Puertas.

No Mini-Córtex, os alunos das escolas de Sintra e Lisboa elegeram Moody Booty, de Kathrin Kuhnert para Melhor Filme desta secção.

Os filmes premiados da 9.ª edição do Córtex podem ser vistos amanhã, dia 7 de abril, às 18h, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e no dia 10 de abril, às 22h, no Cinema Ideal, em Lisboa.

O Festival continua até ao dia 10 de abril, no Cinema Ideal, com sessões às 18h15 e às 22h.

PALMARÉS CÓRTEX 2019:

Competição Internacional
Melhor Filme: That Summer Without a Home (Aquel Verano sin Hogar), de Santiago Reale, Argentina, 2018, 9’, DOC 
Menção Honrosa: Extraction (Extrakce), Kate?ina Hroníková, Eslováquia, 2018, 7’ DOC 

Competição Nacional
Prémio do Público: A Ver o Mar, de Ana Oliveira e André Puertas, Portugal, 2017, 25'

Competição Nacional de Estreias
Melhor Filme: Janela, Coletivo Left Hand Rotation, Portugal, Espanha, 2018, 21’, DOC, EXP
Menção Honrosa: Billy The Kid, César Santos, Portugal, 2018, 5', FIC

Competição Mini-Córtex
Prémio Mini-Córtex: Moody Booty (A Dança do Rabiosque), de Kathrin Kuhnert, Alemanha, 2017, 3´ ANI

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A Festa de Anos"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para o filme "A Festa de Anos", com Willem Dafoe. Poder, família, controlo, herança e um conflito pai/filha que vai crescendo durante uma festa de anos aparentemente perfeita.

Visitas
135,945,371