"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Gramática Para Todos: O Português na Ponta da Língua"

Será «há» ou «à»? Escrevo «porque» ou «por que»? Alguém «trás» ou «traz» a sobremesa? Foi a pensar nas dificuldades de muitos falantes do português que o linguista e professor universitário Marco Neves criou o livro que irá ajudá-lo a melhorar os seus conhecimentos gramaticais e lexicais.


É uma das línguas mais ricas do mundo, mas também um «bicho de sete cabeças» na hora de escrever um simples email ou uma ata de uma reunião de condóminos. O português deixa muitas dúvidas, e as respostas estão, por vezes, pouco acessíveis para a maioria dos falantes.

Falta algo, uma arma secreta contra os fantasmas da ortografia, os anseios da sintaxe, os calafrios do léxico. Falta uma gramática para todos, uma gramática para leitores dos 8 aos 80 anos, uma gramática para todos os dias. Ou melhor, faltava, porque a partir da próxima terça-feira, dia 16 de abril, não faltará mais, graças à Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua, do linguista e professor universitário Marco Neves.

Dúvidas e armadilhas, erros ortográficos mais comuns, regras de pontuação. Em apenas 160 páginas, o livro reúne as regras fundamentais para escrever e falar melhor a língua de Camões. Simples, clara, objectiva, esta gramática está repleta de exemplos e foi escrita com a terminologia atual, pelo que será, certamente, uma aliada de filhos, pais e avós na hora dos trabalhos de casa.

Dos conceitos mais elementares até à criação de um texto, tudo cabe nesta edição. Nos capítulos deste livro descubra «O que é uma regra de português?», visite «O armazém das palavras» e aprenda a trabalhar com «A máquina das frases». Reaprenda a criar um texto e embeleze-o com «O verniz da escrita». Mas não se esqueça dos seus maestros: a pontuação e os sinais. Se os nomes forem extensos, não se escuse de recorrer a abreviaturas, siglas, acrónimos e números. E tenha o cuidado de usar como ninguém as maiúsculas e as minúsculas.

Este é o sétimo livro de Marco Neves editado pela Guerra e Paz, Editores e vem culminar a publicação dos anteriores quatro livros sobre a língua portuguesa. São eles: Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, Palavras que o Português Deu ao Mundo: Viagens por Sete Mares e 80 Línguas. O autor publicou ainda o romance A Baleia que Engoliu Um Espanhol e o ensaio José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado.

Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua é o quarto livro da coleção Livros CMTV*, resultante da parceria entre a Cofina e a Guerra e Paz, Editores. O livro já está disponível para pré-venda no site oficial da Guerra e Paz.

Sinopse
Nesta gramática encontra os aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa. O essencial da morfologia e da sintaxe é explicado de forma clara e objetiva, sempre acompanhado de exemplos. Irá também aprender a pontuar os seus textos e descobrir a resposta a dúvidas comuns, como as diferenças entre «à» e «há», «porque» e «por que», «separa-se» e «separasse», «trás» e «traz», entre muitas outras. Este é um livro para leitores dos 8 aos 80 anos, que permite melhorar os conhecimentos gramaticais e lexicais e aperfeiçoar a escrita. Também é útil para os pais e avós que querem descobrir a terminologia atual, para melhor acompanharem o que as crianças aprendem hoje na escola.

Biografia do Autor 

Marco Neves nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor. Não são sete? Falta este: é também pai, com o ofício de contar histórias. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e director do escritório de Lisboa da Eurologos. Escreve regularmente artigos de divulgação linguística na página Certas Palavras (www.certaspalavras.net). A sua paixão pelas línguas, e em particular pelo português, levou-o a escrever diversos livros: Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, Palavras que o Português Deu ao Mundo: Viagens por Sete Mares e 80 Línguas. Publicou ainda o romance A Baleia que Engoliu Um Espanhol e o ensaio José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado. Regressa às dúvidas e subtilezas da nossa língua com a Gramática para Todos: O Português na Ponta da Língua.

Os Livros CMTV
Esta coleção, uma parceria do Grupo Cofina e da Guerra e Paz editores, envolvendo meios líderes de audiência como o jornal Correio da Manhã e a CMTV, tem como objetivo alargar a leitura e o acesso a livros ao público mais vasto possível, levando o livro não apenas às grandes cidades e aos circuitos livreiros, mas igualmente ao interior do país, às pequenas cidades e vilas, estabelecendo um circuito de proximidade com os leitores.

Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, considera esta iniciativa da maior importância: «a associação ao livro do grupo Cofina, que é unanimemente reconhecido pela sua excecional dinâmica de divulgação, pode ajudar, e muito, as livrarias portuguesas, atraindo novos frequentadores e leitores. Essa força de comunicação só pode trazer benefícios.»

Na perspetiva de Isabel Rodrigues, Directora Geral de Marketing da Cofina, esta «ligação à Guerra e Paz traz à Cofina novos conteúdos, embrulhados com o olhar experiente, profissional e de excelência desta editora livreira. Alargamos a nossa rede de distribuição que passa a incluir também as livrarias portuguesas para além das bancas, conquistando assim novos públicos e novos leitores». Os Livros CMTV serão publicados com periodicidade mensal e distribuição da VASP.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,259,165
>