"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Vamos falar da Europa aos mais novos?

Da origem às questões dos nossos dias, um livro inédito que desafia os jovens a conhecer a História da Europa. 


Numa altura em que urge debater e refletir sobre o presente e o futuro da Europa, a Porto Editora anuncia a publicação de A minha História da Europa, da autoria de Elisabete Jesus e Eliseu Alves, um livro direcionado aos mais novos e que os desperta para conhecerem a história do Velho Continente.

Num registo acessível, envolvente, mas histórica e factualmente rigoroso, o livro viaja até às origens da Europa, partindo daí para dar a conhecer as diferentes etapas da sua evolução, as grandes civilizações, a construção dos Impérios e a criação dos Estados, as expressões artísticas e os avanços da Ciência, as guerras e as revoluções, os grandes protagonistas, até chegar aos nossos dias, abrindo caminho para a reflexão sobre os desafios que a Europa enfrenta e para a qual se deve convocar a participação dos mais novos.

De salientar o trabalho de documentação e de ilustração que complementa o texto, promovendo uma experiência de leitura mais agradável; e um sublinhado muito especial para o inédito escrito por Richard Zimler, "O Holocausto", em exclusivo para este livro, quando se aborda As barbáries da guerra.

Depois de A minha História de Portugal (2014) e A minha História dos Descobrimentos (2015), A minha História da Europa é o terceiro trabalho de Elisabete Jesus e Eliseu Alves – professores experientes e autores consagrados de livros escolares – criado para atrair os mais novos para a História.

SOBRE OS AUTORES


Elisabete Jesus

Natural de Vila Nova de Gaia, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna. É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino.
A minha História de Portugal, publicada em 2014, foi o seu primeiro livro de referência destinado a crianças e jovens. A continuidade deste projeto surgiu com a publicação de A minha História dos Descobrimentos, em 2015, ano em que se celebraram os 600 anos do arranque deste período. 


Eliseu Alves

Licenciado em História pela Universidade Portucalense do Porto, Eliseu Alves é, há mais de 20 anos, professor nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário e coautor de manuais escolares das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de História.
Lançou-se na aventura de publicar um livro de referência destinado a crianças e jovens, em 2014, com A minha História de Portugal em parceria com Elisabete Jesus. A mesma equipa propôs uma nova etapa com a publicação, em 2015, ano em que se celebrou o sexto centenário da conquista de Ceuta, de A minha História dos Descobrimentos. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,064