"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Crónicas à volta do Mundo" feitas de mochila às costas e pronta gargalhada

Rui Daniel Silva desafia os leitores a descobrirem o mundo através do seu olhar e das relações pessoais que estabelece com quem vai conhecendo pelo caminho. 


Muitas vezes sozinho, algumas de bicicleta e sempre de mochila às costas, Rui Daniel Silva já conta com 143 países no registo de viagens. As histórias passadas nos vários destinos foram-se acumulando e deram origem, primeiro, a uma página de Facebook, Backpacking with Rui Daniel, e agora a um livro em que reúne as suas Crónicas à volta do mundo, disponível a partir de hoje, com o selo da Coolbooks.

Ao longo de quarenta e quatro textos, sempre pontuados por um registo bem-humorado – a palavra «gargalhada» será a que mais vezes se repete ao longo do texto –, o autor partilha com os leitores várias situações insólitas e apaixonantes e convida-os a descobrirem um mundo muito diferente daquele que lhes é frequentemente apresentado nas páginas dos jornais ou nos ecrãs de televisão.

Desde uma atribulada chegada ao Gana, em que a falta de visto de entrada lhe valeu uma noite na esquadra e um prato de massa com frango quase o levou ao altar, passando pela descoberta de um Irão, e outros países da mesma região, muito mais amigável, seguro e encantador do que qualquer ocidental pode imaginar, até uma tranquila aventura a pé pela Rota Vicentina, em Portugal, estas Crónicas à volta do mundo são capazes de inspirar qualquer viajante e fazer sonhar quem se imagina a percorrer o mundo.

A próxima viagem de Rui Daniel Silva já está programada e tem um objetivo solidário, apoiar a Fundação Maria Cristina, no Bangladesh. Será o retomar de um projeto começado em 2017 e com o qual Rui Daniel da Silva pretende angariar fundos para esta instituição, através de uma plataforma de crowdfunding, enquanto percorre a Rota da Seda entre o Irão e o Bangladesh.

SOBRE O LIVRO
Viajar é o descortinar de um mundo muitas vezes pintado a preto e branco, onde o palco da vida é uma surpresa a cada virar da página.
Neste primeiro volume de crónicas de viagem, Rui Daniel relata as suas aventuras e desventuras pelos quatro cantos do mundo, levando-nos pelo Sudeste Asiático, Médio Oriente, América Central, Oceania, Europa e ainda pelo continente africano, dando-nos conta de uma inusitada viagem solitária de bicicleta, desde o Gana ao Benim. Mais do que um livro de viagens, Crónicas à volta do mundo é um convite à descoberta de paisagens, cores, cheiros e sabores de cada país, mas acima de tudo das relações pessoais que o autor estabelece com quem vai conhecendo pelo caminho. Num registo bem-humorado, Rui Daniel partilha situações muitas vezes insólitas que nos fazem parar, sorrir e imaginar que também lá estamos, a vivê-las na sua companhia. 

SOBRE O AUTOR

Rui Daniel Silva
Nasceu em 1977, no Luxemburgo e é licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, tendo iniciado o seu percurso como pianista acompanhador no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro.
Desde muito cedo sentiu uma vontade enorme de conhecer o mundo, e após algumas viagens é pelos destinos menos famigerados que se apaixona.
Em 2017 largou tudo para realizar uma viagem solidária até ao Bangladesh, partilhando na sua página de viagens Backpacking With Rui Daniel o percurso que tem feito até agora, levando-nos a viajar e a conhecer, através das suas vivências, os mais de 140 países por onde já passou.
Cada viagem é uma aprendizagem, e, se há coisa que este viajante assimilou ao longo deste percurso, é que vivemos num paraíso. 
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,705