"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma viagem à mente humana

Entender a mente, a consciência e a memória humana através de uma ponte entre a filosofia e a neurociência. É esta a premissa de Artur Azul em Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência


Perceção, emoção, memória, volição, pensamento e linguagem. O investigador Artur Azul estudou, ao longo dos últimos anos, as funções cerebrais do ser humano com recurso a uma análise e reflexão interdisciplinar, na qual aliou a filosofia à neurociência. As conclusões levaram-no à publicação deste seu livro, Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência.

No livro, o autor expõe as principais orientações contemporâneas da filosofia da mente, com recurso à análise das teorias de filósofos britânicos como Daniel Dennett, John Searle ou David Chalmers.

O antigo professor da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, analisou teorias neurocientíficas, com especial destaque para as do português António Damásio.

Nas conclusões deste estudo, Artur Azul conjugou uma perspetiva ontológica da mente consciente, baseada nos conceitos de virtualidade, emergência e sobredeterminação, e ainda da questão da espiritualidade.

Uma obra essencial para professores, alunos e amantes de filosofia e ciência, que irá conduzir o leitor numa viagem à mente humana.

O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz, Editores.

Sinopse
Este livro abre-lhe as portas da mente e da consciência numa conceção interdisciplinar. Aqui, expõe-se uma visão genérica das principais orientações contemporâneas da filosofia da mente e faz uma abordagem crítica das teorias de destacados filósofos do mundo de língua inglesa (Dennett, Searle, Chalmers, etc.). Analisam-se também algumas teorias neurocientíficas da consciência (com especial enfoque nas teorias de António Damásio), bem como conceções científicas e reflexões filosóficas sobre as principais funções da mente: perceção, emoção, memória, volição, pensamento e linguagem. O autor, Artur Azul, conjuga ainda as suas conclusões com uma perspetiva ontológica da mente consciente, baseada nos conceitos de virtualidade, emergência e sobredeterminação. Uma obra essencial para entender a mente, a consciência e a memória do ser humano.

Biografia do Autor

Artur Azul nasceu na Figueira de Foz, em 1954. É licenciado em Economia (Universidade de Lisboa) e em Filosofia (Universidade de Coimbra), e mestre em Tecnologias de Informação (Universidade de Coimbra). É autor de diversos manuais escolares nas áreas da sociologia e das tecnologias da informação. Foi professor no ensino secundário e na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu. Foi coordenador de actividades no Projecto Minerva – criado para a promoção das tecnologias de informação no sistema de ensino – e organizou acções de formação e conferências nessa área académica. Actualmente reformado, tem trabalhado em projectos pessoais de investigação, principalmente em filosofia e em diversas áreas científicas, nomeadamente neurociência, psicologia e biologia. 

Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência
Artur Azul
Não Ficção / Filosofia
376 páginas · 15x23· 19,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,103,453