"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As Aventuras de Sherlock Holmes"

Este livro reúne alguns dos melhores contos policiais de Conan Doyle, passados em Inglaterra, no final do século XIX. O narrador é o Dr. Watson, participante e observador atento que regista com admiração as aventuras do seu amigo.


Os emocionantes casos de Sherlock Holmes continuam a conquistar leitores e criadores de todas as formas de arte, e todas as gerações.

Venha quem vier a casa do detetive para lhe solicitar conselho ou auxílio, a graça toda está em que o genial Holmes quase nem precisa de que abram a boca e digam quem são: a lama nas botas, o cheiro a tabaco, um floco de neve a derreter-se na manga do casaco, um botão descosido, resíduos de pólvora na costura de uma luva — tudo isso lhe serve para fazer um retrato fiel do cliente que quer contratar os seus serviços. in Prefácio de Maria do Rosário Pedreira

Obra de referência | Leitura recomendada para o 3.º Ciclo.

SOBRE O AUTOR
Arthur Conan Doyle nasceu a 22 de maio de 1859 em Edimburgo, Escócia, cidade onde tirou a licenciatura em Medicina, em 1885.

Durante a sua passagem pela universidade, foi aluno do médico e cirurgião Dr. Joseph Bell, cuja personalidade, inteligência e capacidades dedutivas foram a inspiração para mais tarde criar a famosa personagem de Sherlock Holmes. Possuidor de uma enorme criatividade, Conan Doyle já escrevia nos seus tempos de estudante universitário, e continuou a escrever mesmo depois de iniciar a prática médica num consultório.

A publicação de Um Estudo em Vermelho na revista Beeton’s Christmas Annual, em 1887, deu início às histórias da dupla Sherlock Holmes — um detetive genial — e Dr. Watson — o seu leal companheiro. O êxito foi tal que estas personagens continuaram a ser protagonistas de histórias que foi publicando noutras revistas e que, mais tarde, foram reunidas e publicadas em livros. Além de policiais, Conan Doyle escreveu obras de outros géneros literários e de não ficção. Em 1902, foi nomeado cavaleiro.Veio a morrer em Inglaterra, em 1930.

COLEÇÃO TESOUROS DA LITERATURA
Uma cuidada seleção de obras fundamentais da Literatura Universal, recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português. Clássicos intemporais editados nas versões integrais, com prefácios estimulantes que valorizam a edição, da autoria de escritoras como Carla Maia de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,139,171