"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Vida no Campo (vol. II): Os Anos da Maturidade

O regresso do diário que conquistou o coração dos leitores, as ondas da rádio e os palcos do teatro.


Depois do êxito de A Vida no Campo (2016), Joel Neto volta às livrarias com o relato do que foram, e têm sido, os anos seguintes. Ao fim de duas décadas em Lisboa, como escritor e jornalista da maior parte dos jornais nacionais, o autor de Arquipélago Meridiano 28 regressou à aldeia natal em 2012, na companhia da sua mulher lisboeta – a tradutora Catarina Ferreira de Almeida – e dos sonhos de escrever um épico.

A ideia era ficar apenas quatro anos. Mas o prazo esgotou-se há muito, os livros sucederam-se uns aos outros, e eles ali continuam. No lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira, arquipélago dos Açores – escrevendo, cultivando hortas, jardins e pomares, passeando cães. E porque teria isso deixado de constituir uma aventura, se regressar pode ser ousadia tão ou mais vertiginosa do que partir?

Eis, pois, uma fábula contemporânea (e verídica) sobre a vida simples, o amor à terra e a liberdade infinita, feita coelhos saltitando no jardim, árvores que há séculos aguardam quem conte as suas histórias e bandas filarmónicas ecoando ao longe. E de pessoas, evidentemente. Como Roberto, o motorista que não arranca com o autocarro enquanto uma criança não for buscar um casaco. Como Filomena, que atravessava a freguesia com a elegância de um flamingo. Como Emanuel, o carteiro que cita Jorge Luís Borges.

MIGUEL SOUSA TAVARES: «Escolheu o tempo e a distância para melhor ver a beleza de cada coisa. Ousou ser feliz. Eis o seu nome: liberdade.»

PEDRO MEXIA, Expresso«De uma tranquilidade melancólica, atenta às mutações, aos hiatos, ao que fica do que passa.»

AFONSO CRUZ: «A escrita de Joel Neto e? uma varanda para a paisagem que a interpreta e a faz florir.»

FERNANDO ALVES, TSF: «Joel Neto é um homem de carácter. É aquele que perpetua. (…) Ha?-de iluminar o teu dia.»

O AUTOR
Joel Neto é autor de mais de uma dúzia de livros, entre os quais Arquipélago (romance, 2015), A Vida no Campo (diário, 2016) e Meridiano 28 (romance, 2018), que alcançaram os tops de vendas e o clamor da crítica.

Nasceu na ilha Terceira, nos Açores, e mudou-se para Lisboa aos 18 anos, para estudar Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Depois de década e meia de trabalho como repórter, editor e chefe de redação na maior parte dos grandes jornais e revistas portugueses, voltou à ilha natal em 2012, determinado a dedicar-se inteiramente à literatura. Vive desde então no lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, na companhia da mulher e dos dois cães.

Há mais de vinte anos que desenvolve a atividade de colunista em alguns dos principais jornais nacionais, nomeadamente Diário de NotíciasJornal de Notícias O Jogo. Tem livros e contos traduzidos em várias línguas e publica em antologias e revistas literárias portuguesas e estrangeiras. O primeiro volume deste seu diário, A Vida no Campo, mereceu dois programas de rádio especiais na TSF, ambos com autoria de Fernando Alves, e foi adaptado ao teatro pela Companhia Narrativensaio, num espetáculo que percorreu o país.

FICHA TÉCNICA:
Título
A Vida no Campo (vol. II): Os Anos da Maturidade
Data de publicação: 24 de maio de 2019
Nº de Páginas: 224
PVP: 17,50€

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,803,316