"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma viagem às proibições do passado

Licença do Estado para usar um isqueiro? Proibição de casar com uma enfermeira? Obrigatoriedade de usar véu numa igreja?  Multas por dar beijos à cara-metade em público? Parece mentira, mas estas leis já vigoraram em Portugal, há menos anos do que julga.


O jornalista e escritor António Costa Santos reuniu algumas das proibições do passado em Portugal e apresenta-as na nova edição do seu livro Era Proibido. O livro é o sexto da coleção Livros CMTV.

A maioria já não tem memória de tal coisa, mas muitos dos nossos hábitos diários já foram proibidos. Usar isqueiro sem licença estatal, beber Coca-Cola, pedir o divórcio, jogar às cartas nos comboios e até dar um beijo na boca em público já foram atividades proibidas. Quem o relembra é António Costa Santos, jornalista, guionista e escritor, que reuniu no livro Era Proibido algumas das proibições do «tempo da outra senhora» que já foram impostas aos portugueses.

Mas que punições tinham os prevaricadores? O beijo na boca, por exemplo, era qualificado como um ato exibicionista atentatório da moral. Levado para a esquadra, ou para o posto da GNR, o delinquente beijoqueiro era autuado em pelo menos 57 escudos, e passava invariavelmente pela cadeira do agente-barbeiro, de onde saía de cabeça rapada, máquina zero.

Talvez o prazer de roubar um beijo à mulher amada justificasse uma dieta na carteira e um corte novo, não? Quem tivesse uma carteira recheada e não quisesse arriscar, poderia ao menos dar as mãos, sujeitando-se apenas a uma multa de 2,50 escudos.

O mais certo é que se fizéssemos uma viagem ao passado, até mesmo este livro seria proibido. Sim, porque muitos discos e livros já foram proibidos, e a julgar pela deliciosa ironia utlizada para descrever as leis daquele «tempo estranho», este Era Proibido não chegaria às livrarias.

Hoje, pelo contrário, este é um livro obrigatório. Ideal para todos os curiosos e, quem sabe, apaixonados pela história dos costumes, pela liberdade que a democracia nos dá. Ainda que de uma forma descomplexada e bem-humorada, o autor descreve factos, leis e costumes, com base em documentos históricos para retratar um país muito diferente daquele em que vivemos agora.

Era Proibido é muito mais do que um livro, é uma viagem e um exercício para a imaginação dos leitores. Esta é a sexta obra da coleção Livros CMTV*, resultante da parceria entre a Cofina e a Guerra e Paz, Editores. Pode adquiri-lo no site oficial da Guerra e Paz.

Sinopse 
Já imaginou viver num país onde:
- Tem de possuir uma licença do Estado para usar um isqueiro?
- Uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido?
- As enfermeiras estão proibidas de casar?
- As saias das raparigas são medidas à entrada da escola, pois não se podem ver os joelhos?
- Não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer, ou até dormitar num banco de jardim? 

Já nos esquecemos, mas, há relativamente poucos anos, tudo isto era proibido em Portugal. Tudo isto e muito mais, como dar um beijo na boca em público, um acto exibicionista atentatório da moral, punido com coima e cabeça rapada. E para os namorados que, num banco de jardim, não tivessem as mãozinhas onde deviam. 

 Biografia do Autor

António Costa Santos (Lisboa, 1957) é jornalista desde 1976 e colabora atualmente com a Antena 2. Trabalhou, entre outros, nos semanários Se7e, do qual foi chefe de redação, e Expresso, onde assinou durante cinco anos uma crónica sobre questões da vida quotidiana, «Estado de Sítio». É autor de guiões para cinema e televisão e de vários livros, entre os quais Porto vs. Lisboa – Uma Batalha Campal em Livro (em coautoria com António Eça de Queiroz), Herman – O Verdadeiro Artista, Diário de Um Gajo Divorciado em Tempos de Crise, O Novo Livro das Inutilidades e 10 Razões Para Amar e Odiar Portugal, editados pela Guerra e Paz. Tem quatro filhos, aos quais proibiu algumas coisas ao longo da vida, como bater nos mais fracos, faltar às aulas para ir jogar matraquilhos, deixar os discos fora das caixas, denunciar um colega ou pregar mentiras, com exceção das piedosas e em legítima defesa. 

Era Proibido
Não Ficção / História de Portugal
216 páginas · 15x23 · 13,00€
Guerra e Paz, Editores/ Livros CMTV

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,577