"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Testemunhos de quem teve de emigrar para perseguir uma carreira digna na enfermagem

Paulo Marques ouviu nove jovens enfermeiros que deixaram o país no pico da crise e construíram uma carreira de sucesso e reuniu as suas histórias em Fora da zona de conforto.


"Enfermeiro" foi a palavra do ano 2018, mas os desafios enfrentados por esta classe permanecem na ordem do dia e na agenda mediática. Entre esses desafios, a emigração continua a ser um dos que afeta um grande número de profissionais – são mais de 18 mil a exercer fora do país. Em Fora da zona de conforto, o profissional e professor de Enfermagem, Paulo Marques, reúne os testemunhos de nove jovens enfermeiros que se viram na contingência de emigrar. O livro está disponível a partir de hoje com o selo da Coolbooks.

Com a intenção de dar voz a este conjunto de profissionais espalhados por todo o mundo, desde os Estados Unidos da América à Arábia Saudita, passando por Inglaterra ou pela Suíça, o autor convidou nove enfermeiros a narrarem as suas histórias, falando de temas como: as razões que estiveram na base da decisão de emigrar, como é viver e trabalhar fora, as estratégias para mitigar a saudade, os entraves na integração profissional, as diferenças no sistema de saúde do país de acolhimento, a Enfermagem que se pratica, ou o regresso.

Neste livro, os leitores vão encontrar testemunhos reais, que colocam em evidência os problemas e dificuldades de uma classe à qual, segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, faltam 30 mil profissionais, e que convidam à reflexão sobre a discrepância de oportunidades e progressão na carreira que os enfermeiros portugueses encontram dentro e fora de Portugal.

SOBRE O LIVRO
Fora da zona de conforto
"...a crise financeira que nos abalou mais recentemente, mas sobretudo, estou em crer, as opções políticas que a acompanharam, conduziram muitos para a inevitabilidade de procurar fora o que não encontravam dentro. E, em dado momento, foram até incentivados a sair da zona de conforto… A ausência de respostas, ou a persistência de condições em colisão com a dignidade que acompanha a expectativa acalentada por um dado nível de formação não deixaram alternativa a um número extraordinário de concidadãos, muitos dos melhores, e milhares deles enfermeiros, que foram impedidos de entrar no mercado de emprego e de contribuir, na diferenciação para que foram preparados, para a melhoria do todo nacional. " 

SOBRE O AUTOR


Paulo Marques
É enfermeiro desde 1987. Especializou-se em Enfermagem Médico Cirúrgica em 1998, obteve o grau de Mestre em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS em 2002, o grau de Doutor em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa em 2011 e o título de especialista em Enfermagem no âmbito do Ensino Superior em 2012. É autor de várias obras literárias, Professor da Escola Superior de Enfermagem do Porto desde 2002 e investigador do grupo NursID - CINTESIS. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,875,773