"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Património Cultural Imaterial: o olhar antropológico" de Luís Marques

Uma obra que faltava em Portugal. Um livro indispensável para quem age ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, para quem pretenda compreender melhor a sua própria cultura e o Património Cultural Imaterial Português.

 

Com esta abordagem antropológica procura-se enriquecer o leitor através de uma aproximação aos tempos remotos da humanidade, à diversidade cultural, ao multiétnico mundo não ocidental (igualmente possuidor de uma inestimável riqueza patrimonial imaterial), ao debate e à ação internacional pré e pós-Convenção para Salvaguardado Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), incluindo à documentação geral mais significativa, bem como aos antecedentes histórico-culturais e à repercussão político-institucional deste conceito em Portugal, às expressões culturais imateriais aqui consideradas Património Mundial e às que figuram no Inventário Nacional, sem esquecer ainda também a legislação relativa a esta temática produzida no país.

 

Sobre o Autor:

Luís Marques é antropólogo, Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Possui ainda o Curso Superior de Educação pela Arte do Conservatório Nacional de Lisboa.

Atualmente é Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Diretor do Curso de Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial e Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

 

Editora: Afrontamento

Tema: Antropologia

Ano de Edição: 2019

ISBN: 9789723616545
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,543