"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A vida numa pequena aldeia nas vésperas da Revolução dos Cravos contada aos mais novos

Raquel Ramos convida os pequenos leitores a darem uma Volta ao mundo na mota do meu pai e a compreenderem um dos períodos mais importantes da História do nosso país.


O 25 de abril de 74 e as transformações que se lhe seguiram estão presentes na memória ou no pensamento de todos os portugueses, mas será que os mais novos conseguem imaginar a vida de uma criança da sua idade antes da Revolução dos Cravos? Para ajudar os pequenos leitores a perceberem como tudo aconteceu, a Coolbooks publica Volta ao mundo na mota do meu pai, de Raquel Ramos.

Para o jovem protagonista desta história, Leonardo, o mundo resume-se à pequena aldeia em que vive, a que chama ilha, e à cidade onde fica o Seminário e a Câmara Municipal. A inocência da infância e o isolamento permitiam-lhe ser feliz com pequenas coisas, mas não o deixavam compreender muito do que acontecia à sua volta e das conversas que os adultos tinham em surdina, até um dia de abril em que o pai o levou a dar uma volta ao mundo e, oferecendo-lhe uma miniatura da sua Famel, lhe disse: "– Leonardo, nunca te esqueças deste dia! Nem de lutar para poder voar em liberdade numa mota como a do teu pai!"

Raquel Ramos é professora e coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares de Viana do Castelo e Esposende, e é autora da coleção juvenil Diário de Ana Joana, publicada pela Coolbooks e que já conta com dois títulos: 12 anos, 1,36m de altura e 13 anos e 30 moinhos de vento, em que aborda temas transversais à adolescência, como a utilização e presença nas redes sociais, os conflitos amorosos ou a afirmação pessoal.

Sobre o Livro
Volta ao mundo na mota do meu pai
O protagonista desta história – um rapaz que tinha 12 anos em abril de 1974 – partilha com o leitor de hoje uma viagem que faz a este período da História do nosso país.

Leonardo vive num local isolado – aquilo a que ele chama uma ilha rodeada de castanheiros, oliveiras e carvalhos que conhecem histórias centenárias mas não as contam a ninguém. Nessa ilha, apesar do isolamento, vivem famílias cujas vidas são marcadas pelos acontecimentos do mundo mas que Leonardo não compreende.

Não compreende porque desejam a mãe e a avó que o pai vá trabalhar para a América, nem porque é que este, em segredo, esculpe pequenos soldados, rostos de mulheres ou figuras a fazer lembrar pássaros a voar. Não compreende porque é que a família do velho Perna de Ouro tem direitos que os outros habitantes não têm, nem porque aparece o contrabandista na ilha e tem conversas, em surdina, com o pai do Jaime e com a avó. Mas sobretudo não compreende como deixou de amar a Maria dos olhos verdes e o seu amigo Jaime foi capaz de fugir da ilha.

Queres dar uma volta ao mundo com o Leonardo e tentar perceber como tudo aconteceu na ilha onde ele morava, antes da Revolução dos Cravos? Sobe para a mota, abre os braços e deixa-te voar! 

Sobre a Autora

Raquel Ramos
Nasceu em Paris, no ano em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Além de ensinar Inglês e Alemão a adolescentes e jovens, também gosta de escrever para eles.

Desde 2007, colabora com a RBE para que as bibliotecas sejam lugares fantásticos nas escolas. Livros infantojuvenis publicados: Episódios da vida de um jovem gato, 2014; Segredos do jardim da casa grande de barras amarelas , 2015; Diário de Ana Joana: 12 anos, 1,36 m de altura e Diário de Ana Joana: 13 anos e 30 moinhos de vento, em 2018.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
53,086,585
>