"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sozinho nas Montanhas, de Behrouz Boochani chega às livrarias

Natural de Ilam (Irão), Behrouz Boochani, jornalista curdo-iraniano, foi preso em 2013 quando tentava a sua sorte – chegar à Austrália para pedir asilo.


A viagem de barco entre a Indonésia e aquele país não correu como planeado e foi detido por tentar entrar sem visto. Há 6 anos aguarda, juntamente com outros 600 refugiados, resposta ao pedido de asilo que fez à Austrália num centro de detenção de migrantes na ilha de Manus, na Papua Nova Guiné. Inicialmente, o jornalista e defensor dos direitos humanos foi enviado para o centro de reclusão, onde passou 5 anos, mas depois passou para um alojamento alternativo na ilha.

O principal objetivo de Sozinho nas Montanhas é que o resto do mundo saiba o que se passa nas ilhas de Manus e Nauru, «um sistema que tortura pessoas inocentes». O livro não foi escrito em papel ou num computador, mas sim com recurso a um telemóvel, através do envio de milhares de mensagens, a maioria através da aplicação Whatsapp, durante cinco anos e traduzidas a partir de Farsi.

Já em 2019, Sozinho nas Montanhas conquistou os prémios de literatura e de não-ficção no Victorian Premier’s Literary Awards, atribuídos pelo país que o mantém cativo.

É a voz de uma testemunha, um ato de sobrevivência. Um relato lírico na primeira pessoa. Um grito de resistência. Um retrato vívido de cinco anos de exílio e encarceramento.

Behrouz Boochani é licenciado pelas Universidade Tarbiat Moollem e Universidade Tarbiat Modares, ambas em Teerão. Mestre em Ciência Política, Geografia Política e Geopolítica, este jornalista curdo-iraniano é igualmente escritor, professor académico, ativista cultural e cinematógrafo. Escritor da revista em língua curda Werya e membro honorário da PEN International, tem visto o seu trabalho reconhecido ao ser galardoado diversos prémios: Prémio de Comunicação Social atribuído pela Amnistia Internacional da Austrália em 2017; Prémio Simpósio de Justiça Social da Diáspora; Prémio Empty Chair da Liberty Victoria em 2018 e Prémio Anna Politvoskaya para o jornalismo. O autor publica com regularidade no Guardian e tem textos publicados em publicações com The Saturday Paper, Huffington Post, New Matilda, The Financial Times e The Sidney Morning Herald. Realizou igualmente, em parceria com Arash Kamali Sarvestani, em 2017, a longametragem Chauka, Please Tell Us the Time. Colaborou na peça de Nazanin Sahamized, Manus. Encontra-se detido há seis anos na Ilha de Manus.

Ficha do Livro
Título: Sozinho nas Montanhas
Nº págs: 400
ISBN: 978-989-66-0656-5
PVP C/ IVA: 21,90€ 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,367