"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Imigração na Lisboa do pós-25 de Abril narrada com perícia e desassombro

O Canto da Moreia esconde os dramas e as dificuldades que resultam do desenraizamento, do racismo, da violência e das dependências.


É um romance de estreia com um olhar de dentro de uma realidade incómoda e de profunda invisibilidade: a dos imigrantes votados à vida nos bairros periféricos, à indiferença e xenofobia no país que os acolhe, à difícil integração na sociedade que os rodeia. Antes de emigrar para França e se doutorar em Filosofia na Universidade Paris-Sorbonne, Luísa Semedo, a autora deste O canto da Moreia, viu a face desta realidade, tendo vivido no Bairro da Serafina durante 24 anos. E é desta vivência que se faz o seu desassombrado e poderoso romance de estreia.

Em dez capítulos (que correspondem a dez espaços diferentes), Luísa Semedo narra a história de Eugénio, um jovem imigrante cabo-verdiano na Lisboa pós 25 de Abril. Como tantos outros, a sua condição de migrante relega-o para as margens da sociedade, desenraizando-o e colocando-o à mercê de um único confidente: a Moreia, o escape no alcoolismo. Vencido na sua ambição de busca do Conhecimento Universal, é este Canto que o acompanha na Queda.

A partir da relação entre o protagonista e o mundo que o rodeia – a família, a fábrica, o bairro – e recorrendo às memórias bem vivas da infância e juventude vividas no Bairro da Serafina, a autora explora, as questões de identidade, raízes, a solidão, as dependências e, inevitavelmente, a xenofobia e o racismo normalizado nesta Lisboa da pós Revolução de Abril.

Sobre o livro
O canto da Moreia
Após uma atribulada viagem de barco, Eugénio, jovem órfão nascido em Cabo Verde, chega a Lisboa pela mão do padre Chico. Esperançoso em aprender o Conhecimento Universal, confiante num futuro promissor, carrega consigo a soberba das suas destrezas intelectuais e o peso de um segredo de família que o perseguirá até ao fim da vida.
Eugénio partilha o segredo com a Moreia, figuração do álcool, que o acompanha na Queda. Eugénio vai debater-se com os seus demónios pessoais ao mesmo tempo que luta por um lugar de homem integrado na sociedade portuguesa pós-25 de abril.
Tendo como originalidade ser contado em dez capítulos que correspondem a dez espaços distintos, O canto da Moreia tem como pano de fundo a história da integração e desenraizamento das populações imigradas das ex-colónias, abordando de forma desassombrada temas como a solidão, o racismo, a violência doméstica e as dependências. 

Sobre a autora

Luísa Semedo
Nasceu em Lisboa, em 1977, e viveu até aos 24 anos no Bairro da Serafina, antes de emigrar para França. É doutorada em Filosofia pela Universidade Paris-Sorbonne. Nos últimos anos tem exercido uma atividade intensa como dirigente associativa. Leciona a cadeira de Criação e Gestão de Associações e ONG na Universidade Clermont-Auvergne e preside a associação MigraCult. É conselheira das Comunidades Portuguesas e presidente do Conselho Regional Europa do CCP. Venceu, em 2017, o primeiro lugar do Prémio Literário e de Ilustração Eça de Queiroz com o conto Céu de Carvão, Mar de Aço, editado posteriormente na coletânea “Desafios da Europa” pela Editora Livros de Ontem. O seu conto O Arroz é Proibido foi selecionado em 2018 para a terceira antologia de contos do Centro Mário Cláudio. É a autora do prefácio Viagens Anteriores do segundo volume da antologia “Poetas Lusófonos na Diáspora”, publicado pela Oxalá Editora, em 2018. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,916,196