"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Diretor do Laboratório de Ilustração Científica da UA ilustra série filatélica sobre lebres-do-mar

Pela primeira vez na história da filatelia portuguesa as chamadas lebres-do-mar surgem numa série de etiquetas autoadesivas ilustradas. 


A série, constituída por três espécies deste grupo, foi ilustrada por Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica da Universidade de Aveiro (UA). Este grupo de curiosas lesmas marinhas destaca-se pela diversidade de formas, intenso colorido, como acontece com a espécie Babakina anadoni, e pelas diminutas dimensões. A espécie Algarvia alba, por exemplo, não chegam ao centímetro e meio.

O trabalho representou “um autêntico desafio de figuração”, explica Fernando Correia, também docente no Departamento de Biologia. “A riqueza de pormenor de cada espécie que era necessário representar levou-me a estudar a anatomia deste grupo que, em Portugal, reúne 150 espécies diferentes. Neste trabalho, o autor contou com o acompanhamento de um dos especialistas nacionais no estudo deste grupo, Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O autor procurou, afirma, criar imagens esteticamente interessantes, encerrando em si “o modelo de representação com valor identitário da espécie em causa”. Ou seja, também neste caso, “mais do que arte, é Ciência visual: é o resultado gráfico de um aturado trabalho de observação e interpretação que permite comparações e análises, capaz de promover discussões e inferir conclusões com valor taxonómico”.

Fernando Correia, que foi autor de ilustrações que são o rosto de várias emissões filatélicas em Portugal e no estrangeiro, sublinha o “poder impactante e de dupla funcionalidade dos selos” ou, neste caso, de etiquetas autoadesivas, que “não só comunicam e dão a conhecer a diversifica flora ou fauna, como também cumprem o desígnio de alertar para a necessidade de proteger este bem patrimonial”. “Cada emissão representa, no fundo, uma pequena campanha de consciencialização e sensibilização”.

“Não podemos deixar, com estas iniciativas, de louvar o importante papel desempenhado pelos CTT nessa missão que deve ser de todos nós, pessoas ou empresas, ao criar tão fascinantes embaixadores da biodiversidade e do património português”, assinala.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,927,794