"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Poeta Manuel Alegre homenageado no festival Escritaria

A vida e a obra de Manuel Alegre vão estar em destaque de 21 a 27 de outubro. Festival promete vários olhares sobre a poesia do autor.

Foto: Luiz Carvalho


O poeta e escritor Manuel Alegre é este ano o homenageado do Festival Escritaria organizado anualmente pela autarquia de Penafiel para destacar a obra de um autor. Depois de Pepetela, Miguel Sousa Tavares, Alicie Vieira, Mário Cláudio, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, António Lobo Antunes, Mia Couto, Agustina Bessa-Luís, José Saramago e Urbano Tavares Rodrigues, chegou a vez de Alegre que venceu em 2017 o Prémio Camões.

Numa altura em que o poeta tem um novo livro que chegou este mês ás livrarias, intitulado “Os Sonetos”, em Penafiel de 21 a 27 de outubro, com especial incidência de 23 a 27 de outubro será celebrada toda a carreira de Manuel Alegre.

Da lírica à obra poética mais épica, a escrita de Alegre teve também muitas vezes espaço na música. Os seus poemas foram musicados e interpretados por nomes como os do fadista Carlos do Carmo, Zeca Afonso, Amália Rodrigues entre outros.

Voz ativa da política, histórico do Partido Socialista, Manuel Alegre vai estar em Penafiel durante os dias do festival onde vários atores irão interpretar nas ruas da cidade textos da sua autoria. Nas fachadas e varandas da cidade será também dado destaque a algumas frases de Alegre. No espaço do museu, sobretudo entre os dias 23 e 27 de outubro haverá várias sessões em torno da escrita do autor de “Praça da Canção”.

O público poderá também levar para casa as “caixas de leitura”, objetos em cartão com textos de Alegre. Tal como já aconteceu em edições anteriores do Escritaria, o poeta irá também deixar uma frase inscrita na cidade que assim perpetuará a passagem de Manuel Alegre por Penafiel.


por Maria João Costa in Renascença | 30 de setembro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,214,301