"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Afonso Reis Cabral ganha Prémio José Saramago 2019

Trineto de Eça de Queirós vence Prémio Literário José Saramago, no ano em que o galardão comemora 20 anos.

Afonso Reis Cabral. Foto: Facebook


Venceu o Prémio Leya em 2014 quando publicou o seu primeiro livro “O Meu Irmão”, agora aos 29 anos, Afonso Reis Cabral vence o Prémio Literário José Saramago com o livro “Pão de Açúcar” editado em 2018 pela Dom Quixote, um romance baseado na história verídica de Gisberta, a transexual de 45 anos morta no Porto depois de dias de agressões de 14 menores.

Nas palavras do júri, constituído pela editora Guilhermina Gomes, a poeta Ana Paula Tavares, os escritores António Mega Ferreira, Nélida Piñon e a viúva de Saramago Pilar del Rio, “Pão de Açúcar” é uma história “com espesso e confuso mundo da memória e retira do esquecimento acontecimentos que os jornais e os relatórios da polícia tinham tratado de forma redutora e parcial com silêncios e omissões que o autor se propõe a revelar”.

O mesmo júri refere que o autor “desafia o leitor a novos olhares que as regras escritas e o rigor do texto impõem”.

'Pão de açúcar" é uma “história ácida acerca de seres plausíveis e autênticos” sublinhou Manuel Frias Martins na cerimónia desta manhã onde esteve presente a ministra da Cultura.

O prémio a Afonso Reis Cabral surge numa altura em que o autor, trineto do escritor Eça de Queirós tem um novo livro que resulta da viagem que fez a pé pela Estrada Nacional 2. A experiência, de 24 dias, de percorrer sozinho os 739 quilómetros que ligam Faro a Chaves está no livro “Leva-me Contigo”.

20 anos do Prémio José Saramago

Ao longo das últimas duas décadas, o Prémio Literário José Saramago tem posto em evidência uma biblioteca de qualidade de escritores lusófonos. Criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores, o galardão distingue autores do mundo lusófono com menos de 35 anos.

O primeiro a vencer o Prémio Saramago foi o autor Paulo José Miranda com o livro “Natureza Morta” que está agora a ser reeditado pela editora Abysmo e que será apresentado no Festival Fólio.

Atribuído de dois em dois anos, o Prémio Saramago distinguiu em 2001 o livro “Sobre Nenhum Olhar” de José Luis Peixoto. O livro, nas palavras de José Eduardo Agualusa, apresenta “uma galeria de personagens atormentados (…) vencidos pela vida, e no entanto, capazes, como a certo ponto escreve o autor, de roubarem morte à morte”.

O Prémio Nobel da Literatura ainda era vivo e presenciou a atribuição do terceiro prémio José Saramago á brasileira Adriana Lisboa pelo livro “Sinfonia em Branco”, em 2003. Depois seguiu-se Gonçalo M.Tavares com o livro “Jerusalém” em 2005, “O Remorso de Baltasar Serapião” de Válter Hugo Mãe em 2007 e em 2009 “As Três Vidas” de João Tordo.

Já sem a presença de Saramago foram atribuídos os prémios com o seu nome em 2001 à brasileira Andréa del Fuego com o livro “Os Malaquias”, ao angolano Ondjaki pelo livro “Os Transparentes” e em 2015 a Bruno Vieira Amaral pela obra “As Primeiras Coisas”.

O último vencedor do Prémio Saramago foi o brasileiro Julián Fuks pela obra “A Resistência” editada em Portugal pela Companhia das Letras.

O Prémio Saramago tem o valor de 25 mil euros e foi entregue esta terça-feira a Afonso Reis Cabral na sede da Fundação José Saramago em Lisboa.


por Maria João Costa in Renascença | 8 de outubro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,898,262