"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Samuel Martins Coelho antecipa disco autobiográfico Partita Para Violino Solo com novo vídeo "La Resistance"

Samuel Martins Coelho escreveu o tema depois de ler o livro The War of Art de Steven Pressfield que o amigo Pedro Teixeira lhe emprestou, um livro que acabaria por se tornar numa revelação e ter iniciado uma mudança de comportamento nele próprio.

Foto de Pedro Teixeira


“La Resistance” simboliza todas aquelas desculpas que damos a nós próprios para não fazermos algo, por medo de fazermos, porque o nosso ego está demasiado alimentado por falsas ilusões ou porque achamos sempre que fazemos melhor.

“La Resistance” é um enraizamento, um colocar os pés no chão e um seguir em frente.

A edição de vídeo é de Daniel Fernandes sob a direção artística de Alberto Fernandes com imagens recolhidas na CLAV Live Session.

As CLAV Live Sessions focam-se essencialmente na programação de concertos de artistas nacionais e internacionais, de todos os géneros musicais, na sede do CLAV – Centro e Laboratório Artístico de Vermil. A sua particularidade é realçada pela iniciativa de propor a cada artista que faça uma residência artística nas instalações do CLAV, com o intuito de criar um tema, que será apresentado, juntamente com o seu reportório. Sessões intimistas para um número máximo de 20 espectadores que, mesmo assim, têm o objetivo de abordar o maior número possível de pessoas. Por essa razão os concertos são transmitidos em direto para as redes sociais em “video streaming”, alargando assim a sessão a um público de grandes dimensões onde limites não existem.

SOBRE PARTITA PARA VIOLINO SOLO 
Tudo começou com uma viagem, no final de agosto de 2018. Supostamente era apenas mais uma viagem de férias, mas os acontecimentos que se seguiram puseram em movimento um conjunto de forças e de energias, algo muito maior do que Samuel Martins Coelho, que estava, na altura, muito além do que era tangível. Rapidamente percebeu que aquela viagem era, acima de tudo, interior. Uma viagem de descoberta, por vezes de confrontos, outras vezes de encontros. E assim se iniciou um novo ciclo criativo.

A ideia de gravar um disco para violino solo já várias vezes tinha surgido, mas o tempo nunca parecia o certo. Foi no violino que Samuel Martins Coelho fez grande parte da sua formação e com o violino iniciou a sua carreira como músico, na altura em orquestra. A fortíssima tradição histórica e cultural do violino, imprimia um forte respeito e uma certa cautela a esta ideia. Mas as ideias amadurecem e ganham forma, e o tempo certo para as concretizar sempre chega.

Numa residência artística realizada em dezembro na sua casa de campo em Santo Tirso, as ideias foram ganhando forma, as composições foram surgindo. A experiência da viagem realizada e toda a sucessão de acontecimentos interiores despoletados, começaram a materializar-se numa série de composições profundamente ligadas a um estado solitário de introspeção, de consciencialização de processos mentais de transformação, de desconstrução e de reorganização do ser. Samuel Martins Coelho percebeu que este seria um disco autobiográfico, cuja essência é o próprio pensamento.

Partita para violino solo é o seu contributo para a música contemporânea, para a escrita de música para violino, para as novas gerações de músicos violinistas. O disco é editado no dia 11 de outubro.

“Pensamento 1”, primeiro tema apresentado do disco, é uma reflexão sobre o pensamento de Samuel Martins Coelho, sobre a forma como os seus pensamentos ganham vida e a dualidade se eles fazem parte da pessoa ou não, sobre arranjar mecanismos para os organizar na mente. O vídeo foi realizado por Gabriel Coelho.

SOBRE SAMUEL MARTINS COELHO (1980) 
Tem feito um percurso de descoberta e constante reinvenção da sua linguagem musical. Com raízes na música clássica, Samuel Martins Coelho tem vindo a desenvolver uma linguagem muito própria, utilizando diversas fontes sonoras. O seu trabalho atravessa vários géneros e universos musicais, desde a música clássica à música conceptual, experimental e à improvisação.

A sua atividade artística desenvolve-se em vários projetos, tais como EL RUPE (trio de jazz fusion), colaborando também nos projetos Space Ensemble, Mods Colective, Escola do Rock de Coura, Estranhofone, Gnomon, Hot Air Baloon e Atic, tendo diversos discos editados.

Nos últimos anos tem colaborado como diretor musical, compositor e instrumentista com companhias de teatro como Teatro Experimental do Porto, Máquina Agradável, Teatro Bruto e Comédias do Minho.

Samuel Martins Coelho desenvolve atividades com comunidades e lidera intervenções musicais criativas, dirigidas a crianças e ao público em geral, colaborando com vários artistas da área da dança, do teatro e da performance. Em 2017 foi artista residente do AiR Programme, em Malta (Gozo), no âmbito do programa da Fondazzjoni Kreattivitá e Valletta 2018 (Capital Europeia da Cultura).

Já fez várias bandas sonoras para peças de teatro e música para cinema das quais se destaca a curta Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, premiada duplamente no Festival de Animação de Annecy 2019.

Estudou violino na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa). Participou no II Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo colaborado como facilitador nos cursos posteriores. Também na Casa da Música realizou workshops de SoundpaintingSons do Dia (Marc Ducret), General Skills in the Class Room (Sam Mason, Tim Steiner) e o seminário de Gamelão (Andy Canning).

Datas:
6 de outubro/ Fauna (Teatro Discália), Joane
15 de outubro/ Collector’s Hostel, Braga
3 de novembro/ Mi Casa Tu Casa, Santo Tirso

Facebook 
Bandcamp  


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,863,490