"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar inaugurado a 15 de outubro

O Núcleo Interpretativo Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto vai ser inaugurado no próximo dia 15 de outubro, terça-feira, pelas 17 horas. 


Monumento nacional classificado desde 1921, o templo hebraico é um dos monumentos mais visitados de Tomar. O edifício deve ter sido construído no final da primeira metade do século XV, tendo sido o único edificado para o efeito em Portugal que chegou aos nossos dias.

Financiada  por  uma elite  de  judeus,  próximos  da  Ordem de Cristo e da família real que a administrava, a construção da Sinagoga seguiu de muito perto o estilo gótico e estava perfeitamente integrada  nos  sítios  usuais  para  as  casas  de  oração  dos  judeus:  um  local recolhido a meio da judiaria.

Após o édito de expulsão dos judeus, o edifício da Sinagoga foi transformado em cadeia do concelho e, mais tarde, em ermida da invocação de S. Bartolomeu.  No Séc. XIX chegou a funcionar como celeiro e armazém de mercearias.

Apesar da classificação como monumento em 1921, só dois anos depois é que Samuel Schwarz, judeu polaco investigador da Cultura Hebraica, a salvaria do estado caótico em que se encontrava, adquirindo-a e recuperando-a, tendo vindo a doá-la, em 1939, ao Estado Português para a instalação do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,141,264