"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tiago Vilhena com novo single "O Mar"

“O Mar” é uma música à guitarra. Acompanhada pelo contrabaixo e por uma voz suave e juvenil, fala sobre a capacidade que a humanidade tem de esquecer o passado.


Poderia ser uma qualidade, mas aqui, ela é encarada como um defeito que nos faz repetir vezes sem conta os mesmos erros geração após geração. O mar é usado metaforicamente nesta canção pela sua capacidade de apagar pegadas, de arrancar e alterar feitios das pedras, ou de levar consigo objetos para nunca mais serem avistados. O refrão chega como uma desistência para o ativismo ou para a revolta pois qualquer coisa que se faça, “a nada vai somar”.

Com um compasso tercinado, e um verso que não sai dos mesmos dois acordes, somos levados numa viagem de sons quentes, rurais e até um pouco exóticos. No refrão, a harmonia obriga-nos a fazer uma pausa desta viagem por apenas uns segundos, para ser depois retomada com o regresso do verso. A meio da música entramos num solo que nos faz pensar em música jazz e relaxamos um pouco. No final entramos numa secção da música atonal ou experimental ou simplesmente ambiental. Com a voz do Zeca Medeiros recebemos uma frase de um marinheiro morto que se enforcou em alto mar. A realidade desta personagem vai ser revelada, mas ainda não será no álbum que incorpora esta música, Portugal 2018.

DISCO PORTUGAL 2018 
Após ter saboreado a composição com a companhia de uma banda, os Savanna, e de ter explorado a escrita individual no mundo do pop rock usando o nome George MarvinsonTiago Vilhena entra numa nova etapa, agora com a sua vontade para a composição consolidada. Tiago Vilhena lança a primeira experiência musical na sua língua natal no dia 18 de outubro pela Pontiaq.

2018 foi o ano em que o Tiago Vilhena compôs e gravou as músicas do seu novo álbum que é cantado quase na sua totalidade na língua de Portugal. Atingindo a maturidade no que diz respeito à composição e à escrita, este renovado artista divulga um álbum de 10 músicas filosóficas e relaxadas, introspetivas e reveladoras que acrescentam ao Curriculum musical português uma nova expansão para a música de intervenção. Para além de ser apresentado com um cunho ativistaPortugal 2018 é também um álbum com alguma fantasia, falando-nos de profetas, de dilemas da morte e da vida, de poções e de milagres. Questionando a existência, incorporando e relatando experiencias de animais, criticando a inoportunidade, elogiando a vida, a viagem e a simplicidade, este segundo álbum a solo do Tiago é uma coletânea que pode tanto ser lida como ouvida.

Contrastando com o seu passado musical pop, psicandélico, rock, maioritariamente influenciado pela música americana e inglesa, desta vez, Tiago Vilhena adopta uma postura mais tradicional mas não apenas tradicional portuguesa. A música chilena e a música grega são também duas grandes influências para o estado de espirito presente em Portugal 2018. Este mesmo estado é expresso através de progressões harmónicas arrojadas e que revelam uma sensibilidade destacável para expressar emoções sem necessitar do uso da palavra, apesar de lhe dar uso de qualquer das formas.

BIOGRAFIA 
Não foi desde novo que Tiago Vilhena aprendeu a tocar música. A primeira guitarra que teve chegou já estava ele nos vintes. A guitarra clássica com a qual compôs o seu álbum Portugal 2018.

Um ano depois de ter recebido esta guitarra, oferecida por um amigo do pai, o Tiago juntou-se aos Savanna quando eles tinham já o seu primeiro EP acabado, para pegar no baixo e acompanhar a viagem de Aurora. Mais tarde, o primeiro LP dos Savanna foi já creditado com a sua composição e a dimensão da banda cresceu até se juntarem aos maiores festivais portugueses.

Com o passar do tempo, a vontade de experimentar a composição a solo foi crescendo até decidir juntar as músicas que foi acumulando e lançar o álbum Chill Wild Life usando o nome de artista George Marvinson. Um álbum pop, psicadélico, bem-disposto e cheio de vida.

Enquanto esta aprendizagem decorria, um curso de Engenharia Civil foi acabado e a vida de trabalhador como projetista passa a tomar conta de 8 ou mais horas diárias do músico. Por mais estranho que pareça, a falta de tempo resulta numa grande necessidade de criação e o ritmo de composição acelera. Como a criatividade não se deixou a dormir, mais músicas foram surgindo mas, desta vez, com letras escritas em português e aqui desperta um gosto, ou quase um vício, pela escrita. Assim surge a sua mais recente coletânea de 10 músicas Portugal 2018.

Facebook 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,173