"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Temps d’Images leva 20 espetáculos a Lisboa e dá "carta-branca" a Paulo Furtado

Festival decorre de 1 de novembro a 1 de dezembro em diversos espaços da cidade.

Paulo Furtado, aliás The Legendary Tiger Man_Miguel Madeira/Arquivo


A 17.ª edição do Festival Temps d'Images vai levar a Lisboa, em novembro, 20 espetáculos, nove dos quais em estreia absoluta, e dará carta-branca a Paulo Furtado para celebrar a cinematografia nacional do século XXI, anunciou a organização.

Entre 1 de novembro e 1 de dezembro, 15 espaços culturais da capital vão acolher os espectáculos de dança, teatro, vídeo, música, documentário, filme e performance deste festival fundado por António Câmara Manuel e atualmente sob a direção de Mariana Brandão.

O Temps d'Images abrirá no Palacete Gomes Freire com Home is where your heart is, criação de Vasco Mendonça para o coletivo Drumming – Grupo de Percussão, com a performer Vânia Rovisco. Trata-se do resultado de uma encomenda do Drumming ao compositor, partindo de uma passagem de Molloy, de Samuel Beckett, e explora a música realizada com a voz, o corpo e objetos do quotidiano, “numa corrente de consciência que percorre temas como o medo, o ativismo, e a violência”.

Segundo adiantou a diretora artística do festival à Lusa, o Temps d'Images apresenta em 2019 um programa diverso e centrado na relação entre arte ao vivo e imagem: “É uma aposta em obras, mais do que em artistas, uns mais experientes do que outros, e alguns trabalhando em áreas que são exploradas pela primeira vez.”

Entre outros artistas, o festival desafiou o músico e realizador Paulo Furtado para programar e apresentar uma sessão no âmbito da celebração do 20.º aniversário da Agência da Curta-Metragem. A agência está a organizar a iniciativa Carta-Branca aos Realizadores Portugueses, que, no espaço de um ano, irá percorrer diversos festivais de cinema com sessões de celebração da cinematografia nacional do século XXI. O décimo ato da iniciativa terá lugar no Cinema Ideal, em Lisboa, no âmbito do Temps d'Images, a 17 de novembro.

O espetáculo A morte nos olhos, de Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins, será apresentado a 3 e 4 de novembro na Comuna – Teatro de Pesquisa, resultado de um trabalho de criação em colaboração com a coreógrafa Carlota Lagido, assente na reescrita das fontes antigas do mito de Medusa e Perseu.

Pelo ator, encenador e dramaturgo Ricardo Vaz Trindade, terá estreia absoluta no LU.CA – Teatro Luís de Camões, a 2 e 3 de Novembro, a peça O que vêem as nuvens, criada e trabalhada em especial para o público mais jovem.

A 15 e 16 de novembro, Rita Barbosa apresenta, também em estreia absoluta, na Rua das Gaivotas 6, Amigos Imaginários, filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projeção de um filme, em fase de montagem, sonorizado ao vivo.

De Né Barros e João Martinho Moura será apresentado Co: Lateral, a 22 e 23 de novembro, também na Rua das Gaivotas 6; a peça foi desenvolvida a partir do projeto performativo Nuve, onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais.

Maria Gil e Miguel Bonneville, Sara Vaz & Marco Balesteros, Julián Pacomio & Ángela Millano, Frederico Barata, Francisca Manuel + Eduardo Breda, e Adaline Anobile são outros dos artistas que vão marcar presença nesta edição do evento.

A festa de encerramento do Festival Temps d'Images está prevista para 30 de novembro, às 22h30, no Musicbox Lisboa, com um concerto pelo grupo O Bom, o Mau e o Azevedo.


por Lusa e Público | 15 de outubro de 2019
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,802,703