"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vinicius Castro - Estúdio Quintinha Apresenta Episódio 4: "Volúpia" de Florbela Espanca

Florbela Espanca, poetisa portuguesa, nasceu em 1894. Fernando Pessoa, escritor português, nasceu em 1888. Pablo Neruda, poeta chileno, nasceu em 1904. Patrick Phillips, escritor estadunidense, nasceu em 1970.


E o que têm esses nomes em comum? Por caprichos do destino, atravessando séculos, pelas mãos de um compositor brasileiro, todos têm as suas obras revisitadas e transformadas em canções.

Vinicius Castro transformou o Soneto XXV de Neruda em música em 2012. O resultado foi gravado pela cantora Karla da Silva no projeto Som na Sala. Em Nova York, já em 2017, Vinicius musicou 9 poemas do norte-americano Patrick Phillips, e lançou o álbum Broken Machine Project.

Mas o primeiro poema musicado por Castro vinha de Portugal: A Criança Que Ri Na Rua, de Fernando Pessoa, foi lançado em 2010 pela cantora Taiana Machado. A relação do compositor com o escritor português voltou a dar frutos em 2018 quando o músico se mudou para Lisboa. A convite da Casa Fernando Pessoa, Vinicius participou no evento Dias do Desassossego, para o qual musicou três trechos da prosa Pessoana - excertos do Livro do Desassossego e do Teatro Estático.

Em 2019, através do projeto Estúdio Quintinha Apresenta, Vinicius Castro juntou-se ao cinegrafista Rodrigo Rezende, da Miragem Films, para dar, mais uma vez, som e imagem para a prosa e poesia. Os vídeos são lançados no canal de Youtube do compositor.

Os três primeiros convidados registraram as adaptações da prosa Pessoana:
Bruno Xavier
Fernanda Paulo  
Diogo Picão 

Agora, na edição de outubro, o projeto traz a cantora Cristina Clara, interpretando o soneto Volúpia, da poetisa Florbela Espanca. A cantora revela, através da sua potente voz e bela interpretação, nuances de fado nas melodias brasileiras de Castro.

Cristina Clara, natural do Minho mas a viver em Lisboa desde 2005, encetou na capital, em 2008, a sua incursão pela canção tradicional urbana, em particular, pelo fado. Após ter integrado o elenco de uma peça teatral alusiva às idiossincrasias inerentes à vivência numa casa de fados - “O Canto da Rosa”, criação de Ana Sofia Paiva -, foi convidada para cantar no histórico Café Luso, no Bairro Alto. Aí se iniciou um percurso sempre ligado a este género musical, pautado por um fascínio muito especial pela poética do fado e suas estórias que conferem, afinal, todo o sentido à sua classificação enquanto património inquestionável e constantemente vivo da humanidade. “A Triste Canção do Sul”, como romanticamente lhe chamou Eduardo Pimentel, foi desde sempre retrato fiel da realidade quotidiana, da poesia dos dias, refletindo intensa e fielmente a verdade do seu tempo e das suas gentes.

As filmagens e edições são de Rodrigo Rezende, diretor e produtor audiovisual que já trabalhou em diversas produções para tv, publicidade e cinema. De suas obras, destaca-se a direção do premiado curta-metragem OCO atualmente licenciado pelo Canal Brasil, o curta-metragem Mulher Indigesta e pelo documentário Porto Providência vencedor do primeiro festival 72 horas Rio.

O projeto é gravado e filmado no intimista Estúdio Quintinha, no apartamento de Vinicius em Campolide, Lisboa. Num clima descontraído, com direito a cafés e conversas, os convidados ficam à vontade para emprestar suas vozes aos textos, poemas e canções.

Vinicius, natural do Recife, Brasil, já participou de inúmeros projetos musicais. Sua canção “Ser diferente é normal”, parceria com Adilson Xavier, foi regravada por Lenine, Gilberto Gil, Biquini Cavadão, entre tantos outros, e foi apresentada na ONU (Nova York) com uma versão em inglês feita por Emily Perl Kingsley e Sharon Lerner, da Vila Sésamo.

Compôs canções originais para a série Gaby Estrella (parceria entre a produtora brasileira Panorâmica e a americana Chatrone, veiculado pelo canal Globo), nomeada para o Emmy Kids Awards como Melhor Série Infantil (2015).

Dirigiu e compôs o repertório do grupo CRIA, nomeado ao 25o. Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum Infantil de 2013. No novo lançamento, Castro fica a cargo, além da composição da música, também de todos os instrumentos, dividindo-se entre a bateria, baixo, violão e escaleta.

FICHA TÉCNICA 
Site Oficial 
Soneto de Florbela Espanca
Música de Vinicius Castro

Gravação e Mistura - Estúdio Quintinha [Lisboa/PT]
Filmagem e Correção de Cor - Rodrigo Rezende - Miragem Films 

Voz - Cristina Clara
Guitarra, Baixo, Bateria e Melódica - Vinicius Castro   

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,456